Em Foco
Leia mais

Lucros do ‘multibanco’ cabo-verdiano aumentaram 150% em 2021

Os lucros da SISP, que gere a rede interbancária cabo-verdiana, subiram para 1,8 milhão de euros, recuperando das quebras provocadas pela crise económica decorrente da pandemia de Covid-19.

Washington assinala independência de Cabo Verde e espera reforçar relação

Cabo Verde proclamou a independência de Portugal a 5 de julho de 1975. “A nossa relação tem mais de 200 anos”, dizem os EUA.

Cartões Visa e Mastercard foram 30% mais utilizados em Cabo Verde no ano passado

O volume transacionado por estes cartões aumentou 20% em relação a 2020. Em comissões, a Visa pagou a Cabo Verde 82,7 milhões de escudos (750 mil euros), enquanto a Mastercard pagou mais de 83,7 milhões de escudos (760 mil euros), em 2021.

Banco BAI viu lucros em Cabo Verde aumentarem 384% em 2021

O BAI Cabo Verde, participado também pela petrolífera Sonangol, registou um resultado líquido superior a 150,2 milhões de escudos (1,3 milhão de euros).

Companhia espanhola inaugura voos ‘low cost’ para Cabo Verde

A companhia aérea espanhola Vueling realizou hoje o primeiro voo de baixo custo para Cabo Verde, que vai passar a ser realizado semanalmente durante o Verão, entre Barcelona e a ilha do Sal.

Cabo Verde lança projeto para aumentar diversidade na oferta turística

O Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul em Cabo Verde foi apresentando no âmbito da 4.ª edição do Cabo Verde Investment Fórum (CVIF), que está a decorrer em Santa Maria, na ilha do Sal.

Advogados de países lusófonos juntam-se em plataforma digital OneLegal

O advogado Rui Amendoeira, um dos fundadores, destaca a importância de apostar nestas “jurisdições históricas e linguisticamente unidas” e realça que os membros da OneLegal estão “vocacionados para um trabalho junto de investidores internacionais”.

Cabo Verde investe 1,2 milhões para dessalinizar água do mar

O projeto da Central Solar Fotovoltaica com Armazenamento, recorrendo a 1.620 módulos fotovoltaicos, numa potência instalada de 729 kWh, servirá a Águas de Porto Novo.

Portugal vai assinar garantia de 400 milhões de euros para Compacto Lusófono (com áudio)

Magala explicou que a garantia dada por Portugal permite ajudar as pequenas e médias empresas a terem acesso a financiamento, porque com “quando um promotor vai pedir investimento, eles olham para a sua capacidade de pagar e estes 400 milhões servem de garantia”.

VisionWare faz parceria com universidade de Cabo Verde

O reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, considera que este protocolo de cooperação também fomenta a “ligação histórica entre Cabo Verde e Portugal, através da criação de reais oportunidades de empregabilidade no nosso país”.

Cabo Verde vai alargar pensão social a três mil idosos sem rendimentos

Atualmente, o regime de pensão social em Cabo Verde, no valor de 6.000 escudos mensais (55 euros), abrange 22.680 pensionistas, representando um encargo total anual para o Estado de quase 1.633 milhões de escudos (14,7 milhões de euros).

Cabo Verde. Governo prepara Orçamento a prever crescimento até 5% em 2023

“O ano 2023 vai ser ainda mais desafiante, além de ser muito incerto. Não obstante, temos de criar as condições que possam garantir que a economia cresça entre 4 a 5%, e continuarmos a proteger os rendimentos das famílias, proteger as empresas e os empregos”, disse Olavo Correia, que é também ministro das Finanças, antecipando a reunião do Conselho de Concertação Social, hoje, em que vai apresentar e debater a proposta de Orçamento do Estado de 2023.

CPLP e comunidade da África Central negoceiam cooperação política e de formação em português

A Comunidade Económica dos Estados da África Central e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) discutiram hoje formas de cooperação no domínio político, desenvolvimento da língua portuguesa e comissões de observação eleitoral, referiram responsáveis das organizações.

Empresa aeronáutica prevê 6 milhões para começar a produzir aviões em Cabo Verde

“Venho elaborando este projeto já há dois anos, criei a empresa Aeronáutica Checo-Cabo-verdiana, empresa que irá produzir os aviões da Orlican e Air Craft Industries em Cabo Verde”, afirma Mónica Sofia Duarte.

TAP transportou quase metade dos 540 mil passageiros de e para Cabo Verde em 2021

Quase metade dos mais de 540 mil passageiros de voos internacionais de e para Cabo Verde em 2021 foram transportadas pela companhia portuguesa TAP, segundo dados da agência reguladora, compilados hoje pela Lusa.

Portos de Cabo Verde com recorde histórico de 180 mil passageiros em agosto

Só a CV Interilhas transportou cerca de um milhão e meio de passageiros em três anos de operações no arquipélago.
Ver mais artigos