Mariana Bandeira, Coordenadora de Empresas
Bom dia. Este é o seu JE Diário
Bom dia. Este é o seu JE Diário de quarta-feira, 4 de outubro de 2023
O Jornal Económico faz hoje a festa que celebra os seus sete anos com a conferência Outlook 2024, onde irão estar em análise as perspetivas para o próximo ano com vários oradores de renome. Deixamos-lhe um último convite caso se queira juntar a este encontro, ao longo de todo o dia, na Nova SBE, em Carcavelos.
Por aqui, na nossa edição diária, destaque para o facto de o Tribunal de Contas ter emitido um parecer à Conta Geral do Estado de 2022, no qual salienta os recorrentes problemas no reporte das empresas públicas, que dificultam este exercício, e deteta incongruências significativas na contabilização da receita fiscal, do balanço da Segurança Social e no reporte da execução dos fundos europeus. É um artigo do jornalista João Barros.
No habitual espaço de entrevista, o subdiretor Nuno Vinha esteve à conversa com a administradora financeira da Corticeira Amorim. Cristina Rios Amorim afirma que a empresa acompanha “com muito interesse” entrada em Portugal de fundos focados na sustentabilidade. “A floresta é um recurso valiosíssimo para o nosso país. A chegada de novos atores poderá aumentar a eficiência da sua gestão e o consequente acréscimo dos seus inúmeros benefícios“, considera.
Também a grande repórter Maria Teixeira Alves publica esta manhã uma entrevista à diretora regional da Nordea Asset Management (NAM) para a Península Ibérica, América Latina e Ásia. Laura Donzella refere que a NAM aposta na subida dos preços do imobiliário em Portugal como forma de rentabilizar o fundo e garante que este sector “continua a apresentar fundamentos sólidos” no país.
O imobiliário é, sem dúvida, um tópico marcante nesta edição. Conforme relata a jornalista Inês Amado, o presidente da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária, Paulo Caiado, alerta que Portugal “sai do mapa” de potenciais investidores com o fim da taxação especial para residentes não habituais, anunciado na segunda-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.
Destaque ainda para o texto de André Cabrita-Mendes sobre o sector energético português, onde se explica como a Galp defende uma atribuição inteligente da rede elétrica em Sines, sendo que os projetos contemplados com a rede elétrica disponível devem fazer sentido numa lógica de transição energética, de acordo com o CEO, Filipe Silva.
A partir do arquipélago da Madeira, o jornalista Ruben Pires avança que Miguel Gouveia, Paulo Cafôfo e Carlos Pereira são alguns dos nomes que os militantes acreditam ter condições para avançar para a liderança do PS Madeira, após o último desaire eleitoral de Sérgio Gonçalves, até então líder dos socialistas madeirenses.
Lá fora, sobressai na agenda a reunião dos dirigentes da União Europeia – chefes de Estado ou de governo – em Granada (Espanha) a partir de sexta-feira. Como escreve o jornalista António Freitas de Sousa, em discussão estarão as prioridades comuns para os próximos anos, nomeadamente alargamento, transição e digital ou cibersegurança.
Deixamos-lhe ainda com o resumo dos mercados financeiros, por Tomás Gonçalves Pereira, bem como o calendário do investidor – ao qual chamamos Topo da Agenda – onde constam os principais eventos da economia e empresas.
Resta-me desejar-lhe um excelente feriado de 5 de Outubro!
|