10 de Junho. Augusto Santos Silva parte sexta-feira para o Canadá

O presidente da Assembleia da República parte sexta-feira para o Canadá, onde celebrará o 10 de Junho com as comunidades portuguesas, após concertar com o Presidente da República e primeiro-ministro o modelo de representação institucional nas comemorações.

Cristina Bernardo/JE

Augusto Santos Silva participa primeiro nas comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Braga, seguindo logo depois para Toronto. Até terça-feira, estará ainda em Montreal, Laval e Otava.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Assembleia da República adiantou que tem um modelo de comemorações do 10 de Junho “concertado” com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

“O Presidente da República e o primeiro-ministro inauguraram [em 2016] esta nova prática, que sempre me pareceu muito boa, deslocando-se conjuntamente a uma comunidade portuguesa residente no estrangeiro, no caso presente ao Reino Unido. Pareceu-nos a todos que era uma evolução mais do que lógica que este presidente da Assembleia da República se associasse também a essa iniciativa”, indicou Augusto Santos Silva.

Augusto Santos Silva recordou neste contexto a circunstância de ter sido eleito deputado do PS pelo círculo eleitoral Fora da Europa.

“Sou o primeiro presidente do parlamento português que foi eleito pelos portugueses residentes no estrangeiro. Nesta concertação, vamos procurar que, quando o Presidente da República e o primeiro-ministro se deslocarem a um país europeu, eu desloco-me a um país não europeu, e vice-versa”, completou o ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

No Canadá, até dia 14, Augusto Santos Silva irá participar “em festividades” relacionadas com o Dias de Portugal e vai manter contactos com comunidades portuguesas de Toronto, Montreal, Laval e Otava.

Em Otava, com um programa mais institucional, Augusto Santos Silva terá um encontro com o presidente do Senado e visitará a Câmara dos Representantes do Canadá, que tem entre os seus vice-presidentes uma cidadã lusodescendente.

“Mas a dimensão principal é participar nas comemorações do 10 de Junho junto das comunidades portuguesas”, começando logo neste sábado pela “Parada de Portugal” em Toronto, seguindo-se no domingo as Festas do Divino Espírito Santo em Laval.

Ao longo da sua presença no Canadá, o presidente da Assembleia da República irá também deslocar-se a instituições portuguesas culturais, educativas e de solidariedade social, designadamente a Missão de Santa Cruz em Montreal.

“Serão quatro dias bastante intensos”, acrescentou.

Recomendadas

Hospital do Rock assistiu 883 pessoas no Parque da Bela Vista

Ao longo dos quatro dias do Rock in Rio Lisboa 2022, a Lusíadas, serviço médico oficial do evento, prestou cuidados de saúde a um total de 883 pessoas.

Oceanos: Ministros do Mar da CPLP criam plataforma para combater pesca ilegal

Os ministros do Mar dos países lusófonos formalizaram a criação de uma plataforma de cooperação que visa promover a pesca sustentável e combater a pesca ilegal.

Reclamações sobre burlas nas redes sociais disparam 654% nos primeiros cinco meses do ano

Facebook e Instagram são as redes sociais onde acontecem mais casos destes e a iliteracia digital é um dos motivos, de acordo com o Portal da Queixa, que fez um levantamento de dados.
Comentários