[weglot_switcher]

11 litros de álcool por ano: ninguém bebe tanto como os europeus

Maioria dos europeus bebe entre uma a quatro bebidas por dia, hábito que está a aumentar o risco de problemas oncológicos no sistema digestivos.
4 Julho 2017, 15h08

O relatório da Unidade de Gastrenterologia Europeia, divulgado esta segunda-feira (3) pela Bloomberg, revelou que a maioria dos europeus bebe entre uma a quatro bebidas por dia, um hábito que está a aumentar o risco de desenvolver problemas oncológicos no sistema digestivos, como tumores malignos colorretais ou no esófago.

Uma especialista portuguesa participou no estudo e foi contactada pela agência internacional, a quem justificou as evidências epidemiológicas sobre a ligação entre as bebidas alcoólicas e os elevados riscos oncológicos. “A maioria das pessoas não estão cientes de que o álcool é um fator de risco nestes tipos de cancros”, explica Helena Cortez-Pinto, gastroenterologista e professora do Hospital Universitário de Santa Maria de Lisboa.

A organização sem fins lucrativos considera que as quatro bebidas diárias são suficientes para caracterizar os europeus de “bebedores moderados” e recolheu e analisou os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que mostram que os europeus têm tendência a beber em maiores quantidades do que qualquer outro continente a nível mundial – uma média de 11,2 litros de álcool anuais (cerca de dois copos por dia). Quanto aos americanos, bebem menos 20% do que os habitantes da Europa.

“Há efeitos cancerígenos do álcool que afetam principalmente o sistema gastrointestinal”, concordou Richard Gardner, presidente-executivo da Sociedade Britânica de Gastrenterologia, considerando que “não existe tal coisa como o não-risco de beber” e que deve haver uma maior acção política no sentido de alertar para as consequências que o consumo excessivo pode trazer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.