[weglot_switcher]

17 galerias portuguesas de arte marcam presença na ARCOmadrid

A Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid, em Espanha, abre portas hoje com 17 galerias portuguesas. O certame pretende marcar um quase regresso à normalidade depois da pandemia, com 185 galerias, número ainda assim inferior ao nível pré-pandémico.
23 Fevereiro 2022, 17h45

Depois de ter recebido, em 2020, 210 galerias, o mais importante certame de arte contemporânea de Espanha, vai acolher galerias de 30 países até 27 de fevereiro na edição deste ano.

A feira tem lugar em dois pavilhões do IFEMA (Feira Internacional de Madrid), dedicando os seus dois primeiros dias aos profissionais e, os três últimos, ao público em geral, sendo que à entrada será exigido o certificado de vacinação da Covid-19 ou um teste negativo, assim como a utilização de uma máscara FPP2.

“Queríamos que se reduzisse um pouco e concentrasse mais o espaço, de forma a garantir o sucesso comercial”, explicou a diretora da feira, Maribel López Zambrana, numa conferência de imprensa há cerca de duas semanas, que teve lugar em Madrid, manifestando expectativas “muito positivas” e considerando que os visitantes irão poder deslocar-se “com muita vontade” à ARCOmadrid.

A feira de arte contemporânea realiza-se tradicionalmente em fevereiro, tendo, no entanto, sido obrigada a realizar uma edição especial no ano passado, em julho, e a adiar o seu 40.º aniversário, que este ano está a celebrar com a denominação “40+1”, devido às medidas em vigor de luta contra a pandemia.

“Estes dois anos têm-nos feito pensar muito. Temos aprendido ao longo do caminho”, avaliou Maribel López.

Presença portuguesa

Entre as 185 galerias do programa, há 14 portuguesas: 3+1 Arte Contemporânea, Balcony, Bruno Múrias, Carlos Carvalho, Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Francisco Fino, Madragoa, Miguel Nabinho, MONITOR, Pedro Cera e Vera Cortês, todas de Lisboa, e ainda a Kubikgallery e a Lehmann + Silva, do Porto.

Outras três galerias portuguesas – Duarte Sequeira, de Braga, e as Foco e UMA LULIK, de Lisboa, – foram convidadas a estar presentes na “Opening by Allianz”, área dedicada às galerias mais jovens (até sete anos de atividade), ao lado de outros 13 vendedores de arte.

Haverá uma secção comemorativa do aniversário da feira, ARCO 40 (+1), com uma seleção de “grandes nomes do ‘galerismo’ internacional”, que integram a história da ARCOmadrid.

Este ano os “Projetos de Artista” serão, tal como no ano passado, dedicados exclusivamente a mulheres.

Na secção “Nunca lo mismo”, formada por uma seleção de artistas latino-americanos de oito galerias internacionais, com curadoria de Mariano Mayer e Manuela Moscoso, participa a galeria Continua, de São Paulo, no Brasil.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.