[weglot_switcher]

Temos 20 anos, no máximo, para evitar a sexta extinção em massa

A opinião é de um colunista que se dedica ao aquecimento global com base num relatório ambientalista, mas a posição não é consensual.
3 Janeiro 2017, 15h13

Pode estar a menos de duas décadas de distância da próxima extinção em massa no planeta Terra e a primeira causada pelos seres-humanos, segundo o colunista da CNN e especialista em aquecimento global, John D. Sutter. A causa para a extinção em massa será o uso de combustíveis fósseis e o consequente aquecimento global do planeta.

Três quartos das espécies poderão desaparecer na sexta extinção em massa na história da Terra, segundo as previsões de Sutter. A opinião baseia-se num relatório do grupo ambientalista World Wildlife Fund, segundo o qual 58% de determinadas espécies de animais vertebrados tem sofrido um declínio desde 1970. Se a tendência se mantiver, dois terços de todas as aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos desaparecerão nos próximos 20 anos.

“Estamos a queimar combustíveis fósseis e consequentemente a aquecer o planeta; transformamos pedaços maciços de terra em quintas; causamos a disseminação de espécies e doenças invasoras em todo o mundo”, explica John D. Sutter. “Consumimos cada vez mais recursos; e causamos todo o tipo de problemas para os oceanos, desde a sobrepesca até enchê-lo de plástico”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.