2018: Passagens de ano para todos os gostos

Em Lisboa ou no Porto são vários os espaços onde poderá entrar no novo ano, em família ou com os amigos.

LISBOA

Cervejaria Portugália

Almirante Reis, Belém, Cais do Sodré, Vasco da Gama e Setúbal – que estrão abertos nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, sendo uma opção para a refeição do primeiro dia do ano. Na noite de passagem de ano, pode optar pela Portugália do Cais do Sodré e a festa está garantida com a presença de um DJ.

La Brasserie de l’Entrecôte

Estará de portas abertas para receber a família e os amigos no dia 1 de janeiro. Este restaurante caracteriza-se por apresentar um prato único, composto pelo Entrecôte com Molho Brasserie (que poderá ser substituído por seitan), as Batatas Fritas servidas à descrição e os vinhos exclusivos que acompanham o sabor do prato.

Cervejaria Trindade

Se a sua escolha for o bacalhau com broa, o bife do lombo, as natas do céu ou a mousse de chocolate que lhe enche as medidas, poderá sempre escolher a Cervejaria Trindade – a mais antiga cervejaria de Portugal que oferece o sabor de séculos e o saber de gerações. No dia 31 de dezembro, a passagem de ano contará com música ao vivo.

Hotel Real Palácio

Inclui jantar, festa e atuação de DJ. O traje é Casual Chic e o preço é de 150 euros por adulto. À meia-noite serve-se espumante e passas de uva e, uma hora depois, a ceia. A construção deste palacete remonta ao século XVII, tendo posteriormente sofrido obras de ampliação (séculos XVIII, XIX e XX). Trata-se de um exemplar característico da arquitectura “estilo chão”, tendo resistido ao terramoto de 1755. Uma festa com história para entrar no novo ano.

Farol Hotel, Cascais

Na última noite do ano de 2017 a ementa reflete a importância desta noite especial: vieiras braseadas, cremoso de maçã granny Smith com açafrão e parfait de Roquefort com nozes levemente grelhadas, foie gras salteado e perfumado com Armagnac, chocolate preto, mescla de alfaces e sorvete de Banyuls, pregado ao vapor com bisque de lavagante, cremoso de aipo, tártaro de ostra e tomate perfumado com lima e mousse de mar e magret de pato braseado com mel, cremoso de batata vitelotte, espargos salteados e cenouras glaceadas.

PORTO

Restaurante da Casa da Música

Num dos mais carismáticos edifícios da cidade, a promessa é uma noite cheia de música, com concerto de Nuno Bastos e as Dj’s Kombikats. O Restaurante Casa da Música oferece o resto, o jantar – pela mão do Chef Artur Gomes. Os adultos pagam 120 euros, as crianças até aos 12 anos 75 euros e os mesmo pequeninos (até aos quatro) entram à borla. A acompanhar a música há uma seleção de bebidas incluídas e uma ceia especial.

Intercontinental Porto Palácio das Cardosas
À mesa do restaurante Astória, já de si uma referência, a festa de fim de ano do hotel tem ainda o benefício de ter vista privilegiada sobre a animação que todos os anos cresce um pouco mais – ou não estivesse Rui Moreira a presidir à cidade – na Avenida dos Aliados. A equipa do chefe Pedro Sequeira, preparou um “desfile de tentações” para o jantar, que têm sequência a partir das duas da manhã com uma ceia. Tudo por  O preço é de 325  euros por pessoa e de 120 para crianças entre cinco e 12 anos.

Pestana Palácio do Freixo

Bem em cima do rio Douro, o Palácio do Freixo, um edifício soberbo que pode demorar muitas horas a descobrir na totalidade, oferece um cocktail de boas-vinda, jantar de gala com música ao vivo, fogo-de-artifício e festa com DJ. O preço, para as noites de 30 de dezembro a 1 de janeiro, é de 421 por cada uma. Para além da animação, o Freixo oferece também o oposto: o descanso – o acesso health club é gratuito.

Mosteiro de São Bento da Vitória

A Gabba.pt organiza pelo sexto ano consecutivo a passagem de ano no Mosteiro de São Bento da Vitória, monumento nacional desde 1977, no coração da baixa do Porto. A organização promete “um evento cheio de performances inovadoras, surpreendentes e “, com a música a cargo dos “melhores DJ nacionais”. Certo é também que o local é ponto de encontro privilegiado entre os autóctones e os milhares de turistas que por estes dias circulam na cidade.

Recomendadas

Diz-me o que lês e dar-te-ei mais sugestões de leitura…

Eis algumas sugestões para desfrutar num sofá confortável, com a temperatura amena que uma manta sempre traz, e que nos levam a esquecer o tempo e a viajar por universos paralelos. Boas leituras!

Bailarino Marcelino Sambé Personalidade do Ano da Associação da Imprensa Estrangeira

“A AIEP distingue Marcelino Sambé, 28 anos, pelo seu percurso artístico ímpar e pelo caminho percorrido como português de raízes africanas, dos chamados ‘bairros sociais’ ao maior palco de dança da Europa”, lê-se no comunicado da associação, que destaca o lugar cimeiro do vencedor da 33.ª edição do prémio, “numa das maiores e mais prestigiadas companhias de bailado do mundo”.

NFT: uma ‘buzzword’ ou uma oportunidade?

Weekend: A equipa da Instinct deixa-lhe sugestões de entrevistas, livros, filmes, séries, podcasts e artigos que o/a vão ajudar a entender, refletir e inspirar sobre o futuro para inovar com impacto.
Comentários