[weglot_switcher]

250 mil euros para cinco PME portuguesas

No âmbito do programa Horizonte 2020, haverá um financiamento na ordem dos 8,8 milhões de euros distribuídos para 184 pequenas e médias empresas de 28 países. Portugal é um dos selecionados, com cinco firmas.
20 Dezembro 2016, 16h35

Os resultados da primeira fase do “Instrumento PME” do Programa Horizonte 2020, que contou com 176 projetos no total, foram divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia e apontam para uma nota positiva em cinco portuguesas.

A empresa ligada à energia sustentável Rve.Sol, a Agroinsider, de Évora, a Ground Drone Unipessoal, sediada no Funchal, a InnoWave Technologies, de Lisboa e a spin-off do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve Sparos vão ser financiadas em 50 mil euros cada para “estudos de viabilidade”.

“Com estes resultados mais recentes são agora 54 as empresas portuguesas a beneficiarem da fase 1 deste instrumento específico para as pequenas e médias empresas (PME) ao abrigo do Horizonte 2020”, referiu Carlos Moedas, responsável pelo instrumento em prol das PME.

De acordo com o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, a notícia é consequência da “dinâmica inovadora do tecido empresarial português em áreas como a energia limpa, a investigação espacial, a robótica, a tecnologia de qualidade, ou o crescimento azul”.

O “Instrumento PME” é executado através de um convite à apresentação de propostas com quatro datas-limite por ano. O financiamento é de 50 mil euros na primeira fase e atinge os 2,5 milhões de euros na segunda etapa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.