250 mil euros para cinco PME portuguesas

No âmbito do programa Horizonte 2020, haverá um financiamento na ordem dos 8,8 milhões de euros distribuídos para 184 pequenas e médias empresas de 28 países. Portugal é um dos selecionados, com cinco firmas.

Os resultados da primeira fase do “Instrumento PME” do Programa Horizonte 2020, que contou com 176 projetos no total, foram divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia e apontam para uma nota positiva em cinco portuguesas.

A empresa ligada à energia sustentável Rve.Sol, a Agroinsider, de Évora, a Ground Drone Unipessoal, sediada no Funchal, a InnoWave Technologies, de Lisboa e a spin-off do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve Sparos vão ser financiadas em 50 mil euros cada para “estudos de viabilidade”.

“Com estes resultados mais recentes são agora 54 as empresas portuguesas a beneficiarem da fase 1 deste instrumento específico para as pequenas e médias empresas (PME) ao abrigo do Horizonte 2020”, referiu Carlos Moedas, responsável pelo instrumento em prol das PME.

De acordo com o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, a notícia é consequência da “dinâmica inovadora do tecido empresarial português em áreas como a energia limpa, a investigação espacial, a robótica, a tecnologia de qualidade, ou o crescimento azul”.

O “Instrumento PME” é executado através de um convite à apresentação de propostas com quatro datas-limite por ano. O financiamento é de 50 mil euros na primeira fase e atinge os 2,5 milhões de euros na segunda etapa.

Relacionadas

Incentivos para as empresas em fase de arranque

“Start-up and Scale-up” é a iniciativa da União Europeia que pretende combater os obstáculos à expansão das empresas portuguesas na Europa.

Plano de Investimento para a Europa garante 20 milhões para PME portuguesas

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) acaba de assinar, com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), um acordo de garantia através do qual disponibilizará às empresas portuguesas com potencial de inovação, uma linha de financiamento no valor total de 20 milhões de euros.
Recomendadas

Compra de carros de luxo pela TAP “é um problema de bom senso”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

“Já falei em relação a várias entidades públicas no passado e em relação à distribuição de dividendos e em relação aos salários e entendo que quando se está num período de dificuldade deve fazer-se um esforço para dar o exemplo de contenção”, defendeu hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

Albergaria investe 3,7 milhões de euros na zona industrial para captar investimento e criar emprego

O município “tem realizado um forte investimento no desenvolvimento económico, dinamizando o sector empresarial e a economia local” nos últimos anos, segundo António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

SIC: Alargamento da dedução dos juros da habitação em sede de IRS poderá abranger mais de 660 mil famílias

Segundo a SIC Notícias, se a medida for incluída no Orçamento do próximo ano, como se espera, poderá abranger mais de 660 mil famílias. 
Comentários