[weglot_switcher]

265 anos de Douro Vinhateiro, a mais antiga região demarcada do mundo

É já dia 10 de setembro que se assinalam 265 anos de Douro Vinhateiro. Brinda-se à ocasião com um concerto online de Miguel Araújo e entrega de prémios de sustentabilidade. Uma iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
  • Vale do Douro
9 Setembro 2021, 16h13

A mais antiga região demarcada do mundo, o Douro Vinhateiro, nasceu a 10 de setembro de 1756, pela mão do Marquês de Pombal. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) assinala a efeméride valorizando a sustentabilidade e a internacionalização das comemorações.

O Vinho do Porto tem registado relevante crescimento económico com a penetração em mercados externos e consequente peso nas exportações. Sendo igualmente importante o seu impacto social e económico numa região Património da Humanidade, que enfrenta desafios de desertificação e ao nível das alterações climáticas.

265 anos é, pois, motivo mais do que suficiente para colocar a tónica no caráter sustentável da produção, motivo pelo qual um dos momentos altos das celebrações será a entrega de prémios de sustentabilidade. Mas iniciativa não se esgota aqui. Dia 10 de setembro, às 22h30, Miguel Araújo apresenta um concerto online, transmitido em direto nas redes sociais do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. Até ao final do ano, terão lugar outras iniciativas para assinalar os 265 anos do Douro Vinhateiro, nomeadamente provas, harmonizações e concertos.

Em 2020, a Região Demarcada do Douro representou 36% da produção nacional de vinho com denominação de origem e 20% da produção total. Os vinhos do Douro e do Porto representam 69% das exportações, correspondentes a 113 milhões de litros, dos quais 57% são de vinho do Porto.

Não obstante a pandemia, no ano passado, o Vinho do Porto foi comercializado em 105 mercados, com particular destaque para a França, Reino Unido, Países Baixos, EUA, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Canadá e Suíça.

As celebrações prosseguem a 10 de outubro, e também a 10, 11 e 12 de novembro nas redes sociais do IVDP, que irão incluir provas comentadas nacionais e internacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.