[weglot_switcher]

3 mil endereços digitais. O império de Trump na internet

Domínios como TrumpScam.com e TrumpFraud.org fazem parte da lista de endereços que o republicano adquiriu de forma a controlar os processos de difamação e a sua ascensão política.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
21 Fevereiro 2017, 14h06

Donald Trump tem mais de 3 mil endereços digitais que utilizou na sua carreira política, projetos de negócio, entre outros, segundo a CNNMoney, que investigou 20 anos de registos e transferências da internet.

O mesmo órgão de comunicação revela que, antes de chegar à Casa Branca, a empresa de Trump reclamou pelo menos 3,643 domínios, tendo comprado 93 deles depois de dar início à campanha presidencial.

Domínios como TrumpOrganization.com e TrumpBuilding.org são aquisições já antigas, uma mais recente foi o TrumpEmpire.com, que pertencia a um cybersquatter mexiacano, Luis Jorge O’Brien Covarrubias.

O’Brien não teve conhecimento da aquisição de Trump até junho de 2016, quando foi informado pela CNNMoney, declarando à mesma fonte a sua preocupação para com as atitudes do atual presidente norte-americano. “Ele é rude com as pessoas, ele maltrata todos e agora tem um império – em todos os significados da palavra”, disse o mexicano à CNNMoney.

O republicano foi mais longe e apropriou-se também dos nomes de domínio que poderiam ser utilizados contra ele, como o TrumpFraud.org e TrumpScam.com.

A forma como Trump se comportou em relação a estas compras de endereços mostra o metódico planeamento do mesmo em relação à sua ascensão política.

Em 2012, a Organização Trump adquiriu o VoteAgainstTrump.com, o TrumpMustGo.com e o NoMoreTrump.com. Mais tarde, em 2015, comprou o endereço MakeAmericaGreatAgain.vote e MakeAmericaGreatAgain.us.

De acordo com a CNN, de entre os 3.643 domínios, apenas 50 são sites de empresas Trump, a grande maioria são páginas em branco.

A Organização Trump e a Casa Branca ainda não responderam às perguntas da CNNMoney sobre o seu portfólio de domínios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.