[weglot_switcher]

30ª edição do Curtas Vila do Conde com número recorde de filmes inscritos

O aniversário é redondo e coincide com o maior número de filmes inscritos até à data. Motivo de regozijo para todos os que tornam este certame realidade e que prescrevem a 7ª Arte como antídoto contra a apatia no sofá.
7 Julho 2022, 16h20

Com um programa bastante competitivo, o Curtas de Vila do Conde, que se realiza entre 9 e 17 de julho, volta a prometer novas descobertas cinematográficas para os amantes da sétima arte, assim como a apresentação de uma nova geração de realizadores e ainda um outro olhar sobre nomes já consagrados na indústria.

Na 30ª edição, que recebeu este ano o número recorde de 5.168 filmes inscritos, serão promovidas conversas com alguns realizadores, nomeadamente João Pedro Rodrigues, Nadav Lapid e Anna Azevedo Gomes, três nomes que estarão em destaque nas estreias nacionais da secção Da Curta à Longa, onde irão apresentar, respetivamente, “Fogo Fátuo”, “O Joelho de Ahed” e “Saudade do Futuro”.

Na Competição Internacional, que reúne cerca de 70% dos filmes inscritos, figuram realizadores tão distintos como Antonin Peretjatko, que traz ao festival um retrato de dois anos de Coletes Amarelos, em “Yellow Saturday”; Hlynur Pálmason, que apresenta “Nest”, uma história de três irmãos que constroem uma casa na árvore juntos, ao longo de um ano; Radu Jude, que aqui estreia “The Potemkinists”, uma comédia sobre a arte, a memória e a força da resistência; ou Tsai Ming-Liang, que traz a Vila do Conde um retrato do ritmo, beleza e mudanças da cidade de Hong Kong em “The Night”.

A Competição Experimental vai exibir 19 obras em estreia nacional, entre elas “When There Is No More Music To Write, And Other Roman Stories”, de Eric Baudelaire e “A Human Certainty”, de Morgan Quaintance. Enquanto na secção New Voices, a organização destaca a presença da realizadora francesa Céline Devaux, que irá apresentar o projeto “Toda a Gente Gosta de Jeanne”, uma coprodução portuguesa filmada em Lisboa que teve a sua estreia no Festival de Cannes.

Já na Competição Nacional do Curtas de Vila do Conde, o programa da 30ª edição propõe diversos filmes nacionais já estreados nos circuitos de Cannes e Berlim, nomeadamente “Garrano” de David Doutel e Vasco Sá, “Skola di Tarafe” de Sónia Vaz Borges e Filipa César, “Aos Dezasseis” de Carlos Lobo, e “Ice Merchants” de João Gonzalez. Em estreia absoluta nacional e em festivais estará “See You Later Space Island” de Alice dos Reis.

Outro dos compromissos do Curtas Vila do Conde é a apresentação de novas obras, incluindo estreias mundiais: “O Teu Peso em Ouro” de Sandro Aguilar, “Uma Rapariga Imaterial” de André Godinho, “As Sacrificadas” de Aurélie Oliveira Pernet, “Heitor sem Nome” de Vasco Saltão, “Raticida” de João Niza Ribeiro, “O Casaco Rosa” de Mónica Santos, “Pê” de Margarida Vila-Nova, “Saturno” de Luís Costa e André Guiomar, e “Segunda Pessoa” de Rita Barbosa.

A 30ª edição do Curtas aposta ainda num programa desenvolvido especialmente para jovens e público familiar – o Curtinhas e My Generation –, e também na competição Take One!, para filmes de escola e seleção de curtas proposta pela European Film Academy. Já no programa Stereo, a edição apresenta “Agora e Para Sempre”, um documentário sobre o percurso da banda portuguesa Da Weasel.

Como complemento, e num aniversário ‘redondo’, a organização do certame preparou  uma viagem pela história e evolução do festival – “Curtas 30 Anos, Exposição Documental” – contada através de folhetos, cartazes, catálogos, livros e outras publicações.

Consulte aqui o programa completo da 30ª edição do Curtas de Vila do Conde, que decorre de 9 a 17 de julho naquela cidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.