[weglot_switcher]

5 dicas para proteger a sua casa de assaltos

Em 2016 registaram-se 18 mil roubos a casas em Portugal, numa média de dois assaltos por hora. Lisboa e Porto são os distritos em que se registam mais este tipo de crimes.
17 Abril 2018, 17h00

O crime de assalto a casas continua no top dos que mais acorrem em Portugal. Apesar de ser considerado um país “seguro”, Portugal registou 18 mil assaltos a casas no ano de 2016.

Por norma este crime ocorre quando a residência está vazia, mas existem também casos de homejacking, ou seja com pessoas dentro de casa e recurso a arma. Os distritos onde este tipo de crime acontece com mais frequência são Lisboa e Porto.

Ficam aqui alguns conselhos para manter a sua casa mais segura:

Um sistema de alarme é a melhor arma para afastar os assaltantes

Os ladrões podem atuar sozinhos ou em grupo e uma das formas de se proteger passa pela colocação de um sistema de alarme eficaz, uma vez que de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, 60% dos assaltantes depois de presos referiram que escolhiam casas sem alarme. Este sistema é também fundamental já que a maioria dos assaltos decorre durante o dia, quando a casa se encontra vazia.

Trancar a porta antes da casa arrombada

Uma porta sólida e com uma boa fechadura vai pelo menos atrasar a entrada dos ladrões em casa. É fundamental manter as janelas totalmente fechadas, já que os bandidos conseguem entrar por uma abertura por mais pequena que lhe possa parecer.

Escolha um lugar insuspeito para guardar os objetos de valor

A primeira zona da casa onde os assaltantes se dirigem é o quarto, pois é onde se encontram objetos de valor, como relógios ou jóias. Os ladrões precisam de ser rápidos na sua ação e por lógica vão diretamente ao local, onde estes objetos se encontram. O segredo está em colocar esses bens mais importantes fora do quarto principal e em lugares incomuns.

Animais de estimação também servem como sistema de alarme

Um cão de grande porte não irá afastar um ladrão da sua casa. Por mais estranho que possa parecer são os pequenos que mais os afligem, pelo simples facto de ladrarem mais e mais alto.

Grave o rosto do assaltante

A nível tecnológico uma das melhores técnicas para prevenir o assalto, ou pelo menos de gravar o rosto de quem o fez, passa pela instalação de uma microcâmara no óculo da porta que lhe permite obter imagens do interior da casa e da fechadura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.