5 sugestões para um Natal rústico

Há cada vez mais famílias a optarem por passar a quadra natalícia fora da sua residência habitual. Atreva-se, experimente e descubra as vantagens de “ir para fora cá dentro”.


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O Natal está intimamente associado a neve, azevias, fatias douradas Bolo Rei, lareira acesa, árvore de Natal, prendas, presépio… É um evento familiar de troca de experiências. O interessante é que há um número crescente de pessoas que opta por passar o Natal numa unidade hoteleira. Continua a ser um evento familiar com a vantagem de se ter acesso a todo um conjunto de serviço e não ter o trabalho de, no fim da festa, arrumar a casa.

E não têm de ser hotéis muito grandes, onde as pessoas são “apenas” um número e por vezes é preciso um mapa. Pelo contrário. A imagem da lareira acesa remete para alojamentos rurais, onde o serviço é personalizado e os hóspedes se sentem em casa. Há várias unidades espalhadas um pouco por todo o país, embora com maior incidência no interior.

Paço da Torre

O Paço da Torre, por exemplo, promete uma vista deslumbrante, a calma do campo e as comodidades do século XXI. Isto apesar de o edifício ser uma reconstrução de uma casa senhorial do século XVI. São oito quartos, todos diferentes, a que se junta uma piscina transbordante (infinity pool); a piscina para crianças; o espaço de refeições com uma esplanada; o espaço com camas de rede à sombra; o jardim com um parque para crianças; a capela; o bosque. Na casa principal, os hóspedes encontram igualmente uma sala de convívio com televisão, consola de jogos, mesa de snooker e mesa de jogo (xadrex, cartas, etc.). Uma escolha perfeita para quem quer passar o Natal em família e, simultaneamente, aproveitar a natureza. À volta do Paço da Torre é possível fazer diversos passeios pedestres ou optar por seguir os troços da estrada romana ou a antiga via férrea do vale do Vouga. Pelo meio, aproveite e faça uma massa- gem nas termas de São Pedro do Sul.

Casa da Cisterna

Mais a Norte, em Figueira Castelo Rodrigo, é possível fazer o que se chama de turismo de aldeia. A Casa da Cisterna fica numa antiga aldeia, sendo possível desfrutar e perceber como era a vida de antigamente, sem descurar do conforto dos dias de hoje. Acorde sem pressas, aproveite o pequeno-almoço tardio, passeie pela aldeia, veja ao longe Espanha e desfrute da boa gastronomia da região. Entre as visitas imperdíveis conta-se um passeio pelo Parque Natural, uma visita à Almofala, passear pelo Douro e percorrer as ruas de Almeida, outra aldeia histórica.

Casas do Pátio

Com um conceito algo diferente, as Casas do Pátio apresentam quatro casas devidamente identificadas pelos quatro elementos (ar, fogo, terra e água), situada na aldeia termal das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, Viseu.

Em comum, as quatro casas têm um pátio muito peculiar e terraços com vista privilegiada para a encosta sul do rio Mondego. Com uma decoração simples mas apelativa, o objetivo é proporcionar o máximo de descanso aos hóspedes. Sem esquecer os pequenos mimos que fazem toda a diferença.

Hotel Rural Casas Novas

Apesar de ser apresentado como um hotel e de disponibilizar 21 quartos, o certo é que a estadia no Hotel Rural Casas Novas (Chaves) tem outra vivência. A unidade, construída a partir da recuperação de um Solar de estilo barroco do século XVIII, está totalmente integrada na paisagem campestre. A propriedade onde está inserida – com 2,2 hectares – contribui para uma sensação de estar no campo e, simultaneamente, se poder desfrutar da natureza mesmo sem sair do hotel. Para os mais ativos ou que passam a quadra natalícia com crianças o Hotel Rural Casas Novas disponibiliza um health club, um campo polidesportivo e um parque infantil.

Cerca Design House

A poucos minutos do Fundão, da Covilhã e da Serra da Estrela, a Cerca Design House encontra-se “encurralada” entre as duas Serras que promove: a Serra da Estrela e da Gardunha. A unidade, que resulta da fusão entre a recuperação de um solar do século XVII com a tradicional utilização da pedra, as comodidades e o design contemporâneos. Uma arquitetura e decoração que remete para a época dos morgados e onde se utilizou peças típicas da região, co- mo o burel. Um local onde corpo e mente recuperam energias.

Por Alexandra Costa/OJE

Recomendadas

Festival Futurama arranca amanhã em Mértola

Ao longo de quatro fins de semana, o Baixo Alentejo abre-se ao público como um laboratório de experimentação e de apresentação de diálogos transdisciplinares, com mais de 40 artistas portugueses e espanhóis em espaços patrimoniais, culturais e naturais.

“Discover the Art of the Airport” no Aeroporto Internacional de Hamad

O Qatar tornou-se num dos primeiros países do Golfo a estabelecer um programa de arte pública contemporânea abrangente, liderado pelo Qatar Museums, com o objetivo de integrar a arte na vida quotidiana. O programa incluiu aproximadamente 70 obras de mais de 60 artistas do Qatar, do Médio Oriente e de todo o mundo.

Alterações do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura entram em vigor quarta-feira

O Governo aponta que houve “a necessidade de simplificar e ajustar algumas soluções, nomeadamente a respeito do modelo de comunicação da celebração de contratos de prestação de serviço, do regime a aplicar relativamente à prestação social de inclusão, bem como da modalidade contributiva do trabalhador independente”.