“50% das profissões que existem hoje vão desaparecer até 2030”, refere CEO da Academia de Código

João Magalhães referiu na conferência sobre o “Futuro das TIC” organizada esta sexta-feira pelo Jornal Económico, que a requalificação é um dos problemas críticos no mercado da tecnologia, onde existe uma “falha enorme de pessoas”.

A requalificação e falta de pessoas no mercado são dois dos temas mais críticos no mercado da tecnologia e que foram um dos temas debatidos por João Magalhães, Co-founder e CEO da Academia de Código, na conferência sobre o “Futuro das TIC” organizada esta sexta-feira pelo Jornal Económico (JE).

“O último estudo da Mackenzie aponta para uma falha de 50 milhões de pessoas a nível global. Em Portugal, sabemos que mais de um milhão de pessoas vai ter de ser requalificada até 2030. 50% das profissões que existem hoje vão desaparecer até 2030”, referiu durante a entrevista realizada pela jornalista do Jornal Económico, Mariana Bandeira.

A empresa fundada em 2015 tem como principal objetivo encontrar e formar talento para depois colocar no mercado de trabalho. “Temos um curso de 14 semanas e até aos dias de hoje já passaram mais de 1.500 pessoas pelos nossos curso e temos uma taxa de 98% de empregabilidade”, afirmou.

João Magalhães salientou que qualquer pessoa pode frequentar os cursos, tendo ou não experiência na área. “O que queremos fazer é encontrar pessoas com potencial e mudar de vida e ajudá-las neste percurso. Existe uma falha enorme de pessoas no mercado da tecnologia, pessoas que não estão satisfeitas e a procurar outras oportunidades”, realçou.

Uma das áreas que o responsável considera que vai ter maior procura nos próximos tempos é a cibersegurança e, como tal, a Academia de Código está também a preparar um curso nesse segmento.

Relacionadas

É preciso acelerar 5G e aumentar a cobertura em Portugal, diz presidente da APDC

Rogério Carapuça, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), afirma que, em termos de penetração e da cobertura de 5G, Portugal tem zero contra 66% da média europeia.

Reveja aqui. Mesa Redonda: Futuro das TIC

O evento organizado pelo Jornal Económico decorre esta sexta-feira, no ISEG, em Lisboa. Na mesa, estão temas como os desafios e tendências da cibersegurança, bem como as dificuldades que a transformação digital traz às empresas. Acompanhe em direto na JE TV.
Recomendadas

Hidrogénio é aposta para a alteração do mix energético

O verdadeiro ‘stress energético’ em que a Europa está submergida obriga a decisões rápidas, que têm nas renováveis a opção mais aceitável. Mas todas as opções devem estar em aberto – a nuclear inclusivé.

VI Congresso dos Gestores Portugueses decorre esta quinta-feira em Lisboa

O Congresso começa às 10h00 com intervenção de Paulo Carmona, presidente do FAE. Ao longo do dia, estará em discussão o papel da profissão na sociedade e os principais desafios, nomeadamente a tecnologia e a retenção de talento.

Trânsito no Porto destrói três mil milhões de euros por ano

Há cada vez mais automóveis a cruzar o Grande Porto e os mesmos transportes públicos, mas cada vez mais vazios. A população passa 300 milhões de horas por ano enfiada nos carros a desesperar e a soltar imprecações contra o trânsito.
Comentários