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50 mil grandes empresas e PME cotadas na UE serão obrigadas a fazer relatórios sobre dados ambientais

A Greenvolt-Energias Renovaveis, Novabase, Tesla, Volvo Group, Glencore, Saudi Aramco e Exxon Mobil estão entre as empresas que estão a ser incentivadas a comunicar dados ambientais. O apelo vem de um número recorde de 288 instituições financeiras, com quase 29 biliões de dólares em activos.
31 Maio 2023, 17h20

As principais empresas, incluindo a Greenvolt-Energias Renovaveis, Novabase, Tesla, Volvo Group, Glencore, Saudi Aramco e Exxon Mobil, estão a ser desafiadas a divulgar os seus dados ambientais por um recorde de 288 instituições financeiras com quase 29 biliões de dólares em activos.  Entre estas contam-se a Schroders, o La Banque Postale e a Insight Investment.

“Isto acontece numa altura em que a regulamentação significa que as empresas da UE não terão outra opção senão comunicar os seus impactos ambientais”, segundo a CDP.

Em comunicado a CDP diz que um número recorde de 288 instituições financeiras com cerca de 29 biliões de dólares em activos apelam às empresas com maior impacto a nível mundial para que divulguem os seus dados ambientais através do CDP.

Da big tech ao petróleo, um grupo financeiro avaliado em 29 biliões de dólares exige dados ambientais a mais de 1.600 empresas de grande impacto. Neste grupo de empresas que estão a ser incentivadas a comunicar dados ambientais estão a Greenvolt, Novabase, Tesla, Volvo Group, Glencore, Saudi Aramco e Exxon Mobil.

As emissões totais estimadas das empresas são superiores às de todos os Estados-Membros da UE em conjunto.

As empresas visadas representam, em conjunto, mais de 21 biliões de dólares em valor de mercado. “Estima-se que emitem anualmente mais de 4200 megatoneladas (Mt) de dióxido de carbono equivalente – mais do que todos os 27 Estados-Membros da UE juntos (4145 Mt)”, avança a CDP.

As empresas têm duas vezes mais probabilidades de divulgar informações quando são visadas.

As instituições que apoiam a campanha do CDP mais do que quadruplicaram desde o lançamento em 2017, à medida que a UE introduz divulgação ambiental obrigatória.

A campanha anual de não divulgação, liderada pelo sector financeiro, leva as instituições financeiras a incentivar as empresas a responder a um pedido anual de divulgação de informações ao CDP, a organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação de informações ambientais. Destina-se a empresas que nunca divulgaram o seu impacto ou que deixaram de comunicar através do CDP.

“A Campanha de Não Divulgação deste ano surge numa altura em que regulamentação começa a ser aplicada na Europa e em todo o mundo. No próximo ano fiscal, as empresas da UE não terão outra opção senão comunicar os seus impactos ambientais”, diz o comunicado.

Aproximadamente 50 mil grandes empresas e PME cotadas na UE serão obrigadas a apresentar relatórios sobre dados ambientais ao abrigo da Directiva relativa aos relatórios de sustentabilidade das empresas (CSRD). Este número inclui também cerca de 10 mil empresas não europeias que operam na UE

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