50 milhões. BPI e BEI financiam PME agrícolas

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar, em cooperação com o BPI, projetos realizados por pequenas e médias empresas (PME), nos setores agrícola e agro-alimentar, através de um empréstimo de 50 milhões de euros.


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar, em cooperação com o BPI, projetos realizados por pequenas e médias empresas (PME), nos setores agrícola e agro-alimentar, através de um empréstimo de 50 milhões de euros.

O contrato de financiamento foi assinado esta quarta-feira em Lisboa com a participação de Román Escolano, vice-presidente do BEI, e de Fernando Ulrich, presidente da Comissão Executiva do Banco BPI.

Para além das PME, também as empresas de média dimensão (“mid-caps”, i.e. até 3000 trabalhadores) serão elegíveis para os empréstimos concedidos ao abrigo desta linha de crédito.

O objetivo deste financiamento consiste em promover a concessão de crédito, garantir o acesso ao financiamento e alargar a cobertura às PME e empresas de média dimensão do meio rural cuja atividade esteja centrada na agricultura.

Os fundos do BEI serão prioritariamente destinados ao financiamento de projetos nos setores agrícola e agroalimentar e também de projetos em zonas rurais ao longo de toda a cadeia de valor.

Em comunicado conjunto o BEI e o BPI preveem que “a maioria das PME beneficiárias esteja localizada nas regiões de convergência”.

O empréstimo está em total consonância com o renovado destaque estratégico conferido pelo BEI ao setor agrícola e agroalimentar. O financiamento do BEI contribuirá para reforçar a produtividade e a competitividade das PME e o emprego em Portugal.

Este primeiro empréstimo concedido ao BPI especificamente para financiar as PME no setor da agricultura vem melhorar a oferta de crédito ao sector. Ele complementa ainda as outras linhas de crédito do BEI ao BPI e reforça a cooperação de longa data entre as duas instituições.

 OJE

Recomendadas

“2023 será um ano de crescimento nos mercados externos”

O Grupo VAA tem como objetivo globalizar as suas duas marcas principais, Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, e identificou sete mercados estratégicos onde está a apostar, explica Nuno Barra.

“Empresas arriscam sozinhas a entrada em mercados pela fraca dinamização e falta de apoio”

Mais de mil empresas participaram no Portugal Exportador no dia 23, orientado para a estratégia de internacionalização.

Rampa Digital dá consultoria às empresas sobre negócios no online

Associação .PT, gestora do domínio web português, quis estar perto das empresas que estão em processo de internacionalização.