[weglot_switcher]

550 linces ibéricos vivem em liberdade em toda a Península Ibérica

Apesar do crescimento de 170% verificado nos últimos 15 anos, o perigo de extinção ainda não está totalmente afastado.
18 Janeiro 2018, 16h19

“Salvem o lince-ibérico”, foi o grito lançado um pouco por toda a península Ibérica no virar do milénio. Com efeito, no ano 2002 havia menos de 200 linces ibéricos no conjunto de Portugal e Espanha. Nesse ano e face à extinção iminente da espécie foi lançado o “projeto lince”, que se revelou fundamental para travar o que parecia inevitável.

Hoje são 547 os exemplares da espécie que vivem em liberdade nas províncias espanholas da Andaluzia, Castilha-La Mancha e Extremadura e Portugal, segundo o Censo realizado em 2017, cujos resultados são reportados pela agência de notícias espanhola Efe. Quinze anos depois, o  número quase triplicou (mais 170%).

Ainda assim, e apesar do crescimento não está afastado o perigo de extinção. Por exemplo, na Andaluzia, onde vive a maior população da espécie – 402 exemplares -, no ano passado verificou-se um crescimento de apenas 1%. Números redondos, há apenas mais cinco exemplares do que em 2016, no que é o mais baixo crescimento verificado nos últimos cinco anos.

Entre 2016 e 2017, o crescimento da população de lince ibérico foi de 13%, isto é, mais 64 exemplares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.