Em entrevista ao JE, o jornalista da SIC faz uma comparação entre a linguagem utilizada por George Orwell no clássico da literatura “1984” e o discurso utilizado pelo presidente da Rússia antes e durante a invasão da Ucrânia por parte do exército russo.
Em entrevista ao JE, o jornalista da SIC que viveu, estudou e trabalhou na Rússia durante 40 anos, perspetiva aquilo que poderá ser uma Ucrânia ocupada pela Rússia e que consequências terá esta guerra para Vladimir Putin num futuro próximo. Inclusivamente, José Milhazes antecipa aquele que poderá ser a desintegração da Rússia.
Em entrevista ao JE, o jornalista da SIC considerou que a condenação da comunidade internacional à Rússia foi tardia e que deveria ter acontecido desde 2004, no início de uma série de acontecimentos que originaram, no entender de José Milhazes, o atual conflito em território ucraniano.
Viveu, estudou e trabalhou na Rússia durante 40 anos e compreende como poucos a realidade deste país. No momento em que Putin ordenou uma invasão à Ucrânia, como é que se pode justificar este conflito? Veja a entrevista de André Cabrita-Mendes, subdiretor do JE, ao jornalista da SIC e autor do livro “A mais breve história da Rússia – dos eslavos a Putin”.
O preço do gás europeu continuou hoje a aumentar atingindo um novo recorde no encerramento, depois de ter sido anunciado que o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream será interrompido durante três dias.
A presidência francesa defendeu hoje que não existe “obstáculo” às exportações de produtos agrícolas russos, considerando as críticas nesse sentido do chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin, uma tentativa de “instrumentalização política”.
Os EUA propuseram que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também participe na cimeira dos líderes do G20 se o seu homólogo russo, Vladimir Putin, aceitar o convite da Indonésia e comparecer na reunião, marcada para novembro em Bali.