[weglot_switcher]

5G. Anacom diz que 75% dos emissores da rede de TDT já mudaram de frequência

A Autoridade Nacional de Comunicações anunciou na terça-feira que 75% dos emissores da rede de TDT já mudaram de frequência, processo necessário para o desenvolvimento do 5G (quinta geração) em Portugal.
28 Outubro 2020, 08h50

“Dos 243 emissores da rede de televisão digital terrestre (TDT) que emitiam na faixa dos 700 MHz, cerca de 75% já migraram para a nova frequência, o que corresponde a 184 emissores migrados até ao momento”, refere a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), em comunicado.

“Cinco emissores foram ressintonizados para a nova frequência em modo remoto, durante a semana passada, num processo que decorreu com total normalidade”, adianta.

De modo a que se possa cumprir “o calendário de migração da TDT e a libertação da faixa dos 700 MHz, necessária para implementar o 5G, os últimos 35 emissores da marca alemã Rhode & Schwarz, por sugestão da própria empresa, estão a ser ressintonizados remotamente”, explica a Anacom.

“Dada a evolução da situação da pandemia de covid-19 em Portugal, a empresa germânica fez saber que não autorizaria a deslocação dos seus técnicos a Portugal continental a partir de 19 de outubro, suspendendo os trabalhos presenciais”, recorda a Autoridade Nacional de Comunicações.

“Caso não fosse aceite, pela Meo, a proposta de sintonia em modo remoto apresentada pela Rhode & Schwarz (R&S), tal significaria que não se conseguiriam realizar, em tempo, as ações de comunicação à população sobre a migração da TDT que estão programadas, com grave lesão dos interesses das pessoas, que não sendo devidamente informadas, não estariam preparadas para fazer a adaptação necessária para continuar a ver televisão gratuita”, argumenta a Anacom.

Por outro lado, “criaria uma indefinição sobre a data de conclusão integral do processo de libertação da faixa, pois tal só iria ocorrer quando a situação pandémica permitisse que os técnicos da R&S pudessem novamente regressar a Portugal”, acrescenta.

Em 19 de outubro, a Altice Portugal lamentou que a Anacom tivesse optado por avançar com a migração da TDT através de ressintonia remota dos emissores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.