[weglot_switcher]

“5G é das tecnologias mais ingratas de se apresentar”, considera administrador-executivo da NOS

“O 5G é das tecnologias mais ingratas de se apresentar”, começou por dizer Jorge Graça, apontando que esta “tem um carácter transformador, diferente do que existe até agora mas é difícil de materializar”. Declarações foram proferidas no último dia da ‘Portugal Smart Cities Summit 2020’, cimeira organizada pela Fundação AIP, na qual o Jornal Económico é media partner
  • Foto cedida
24 Setembro 2020, 15h52

Jorge Graça, administrador executivo NOS, esteve presente no último dia da ‘Portugal Smart Cities Summit 2020’, cimeira organizada pela Fundação AIP, na qual o Jornal Económico é media partner, para abordar o tema 5G e de como é necessário desmistificar esta tecnologia.

O administrador da NOS subiu ao palco com a premissa de desmistificar o que significa a nova rede móvel que deverá entrar no mercado ainda este ano. “O 5G é das tecnologias mais ingratas de se apresentar”, começou por dizer Jorge Graça, apontando que esta “tem um carácter transformador, diferente do que existe até agora mas é difícil de materializar”.

O administrador da NOS apontou que a tecnologia vai gerar muito mais capacidade face à existente aos dias de hoje, em todos os pontos imaginários. Jorge Graça ilustrou que um aumento da capacidade de Internet vai gerar uma melhor qualidade de vídeo, algo que os utilizadores pretendem, bem como uma maior capacidade de duração da bateria devido aos sensores. Segundo este responsável, a tecnologia vai fazer a diferença “entre uma bateria que tenho de trocar ao fim de seis meses ou dez anos”.

Outra característica desenvolvida pelo administrador da empresa é a fiabilidade, sendo que o 5G irá trazer um network slicing adaptável às soluções pedidas por cada um. Enquanto hoje os programas ainda são muito restritos, a nova tecnologia permitirá ir mais além, “isto garante uma possibilidade de oferecer algo que hoje não é possível”, explicou, acrescentando que irá permitir “a criação de todo um ecossistema com soluções diferenciadas”.

Nos novos serviços criados pela tecnologia de ponta, as experiências serão diferentes, uma vez que o 5G permitirá “criar espaços que foram amplificados pela Covid-19”, adaptando as necessidades atuais a uma nova tecnologia e a um mundo que seguirá diferente após uma pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.