5G: EUA alertam europeus que Huawei é uma ameça para a NATO

Os Estados Unidos apelaram a muitos países a não usarem a infraestrutura da Huawei para a implantação da nova rede telefónica 5G e colocaram o grupo chinês numa lista negra em maio de 2019, forçando empresas norte-americanas e outras estabelecidas no país a encontrarem outros fornecedores para os equipamentos de telecomunicações.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos alertou hoje os europeus que ao autorizar equipamentos da Huawei – empresa chinesa de telecomunicações – para desenvolver as redes 5G correm o risco de “ameaçar” a NATO.

“Se não entendermos a ameaça e não agirmos, isso poderá ameaçar a aliança militar de maior sucesso na história, a NATO”, disse Mark Esper, durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Por outro lado, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, denunciou o “Cavalo de Tróia” que constitui o fornecedor chinês, cuja implicação nas redes 5G ocidentais levará, na sua opinião, à transferência de dados de todos os usuários ao “Partido Comunista Chinês” e ao “serviço secreto chinês”.

A Huawei, principal fornecedor mundial de equipamentos de telecomunicações, está a ser colocada em causa no contexto da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China promovida pelo Executivo do Presidente norte-americano, Donald Trump, que já havia destacado o risco de espionagem para o Governo chinês pela Huawei.

Os Estados Unidos apelaram a muitos países a não usarem a infraestrutura da Huawei para a implantação da nova rede telefónica 5G.

Os norte-americanos também colocaram o grupo chinês numa lista negra em maio de 2019, forçando empresas norte-americanas e outras estabelecidas no país a encontrarem outros fornecedores para os seus equipamentos de telecomunicações.

Recomendadas

Rússia garante “proteção total” aos territórios anexados por Moscovo

As declarações de Sergei Lavrov, proferidas na Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, no passado sábado, surgem numa altura em que a Rússia dá sinais de querer escalar o conflito com a Ucrânia, nomeadamente com a ameaça de Putin em usar armas nucleares, bem como os recentes referendos que visam anexar diversos territórios na Ucrânia.

Reino Unido. Portugueses frustrados com agendamento online nos consulados

A Plataforma de Agendamento online do Portal das Comunidades Portuguesas é atualmente a única forma de obter uma vaga para a emissão ou renovação do cartão do cidadão e passaporte, pois as opções de marcar por telefone ou email foram descontinuadas. 

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários