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6 dicas antes do seu plano de marketing

Antes de começar a sobrepor camadas, é preciso atenção aos pilares: uma estratégia de marketing – mesmo no caso de uma startup – obedece ao mesmo princípio. Tome nota do que fazer antes de começar a trabalhar para melhorar o marketing da sua empresa: 1- Escolha o mercado: é fácil acreditar que o mundo vai […]
26 Dezembro 2015, 18h44

Antes de começar a sobrepor camadas, é preciso atenção aos pilares: uma estratégia de marketing – mesmo no caso de uma startup – obedece ao mesmo princípio. Tome nota do que fazer antes de começar a trabalhar para melhorar o marketing da sua empresa:

1- Escolha o mercado: é fácil acreditar que o mundo vai adorar os seus produtos mas nem sempre a realidade é tão linear. Convença-se que apenas uma pequena parte da população está interessada no que você vende e defina-a como seu principal mercado. Esta tarefa vai ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro.

2- Defina palavras-chave: depois de definir a quem se dirige, comece a construir uma lista de palavras-chave. A ideia é, através dela, estabelecer um vocabulário altamente relevante para a sua marca partindo do princípio de que a pergunta “o que alguém escreveria no Google para encontrar o site da minha startup?” serviria de base.

3- Defina sucesso: o significado desta palavra é diferente para todas as startups. Sucesso podem ser 500 visualizações mensais para a startup A ou lucros de 50 mil euros/mês para a startup B. Escreva a sua definição de sucesso num papel e partilhe-a com a equipa: assegure que toda a gente trabalha em prol de um mesmo objetivo.

4- Estabeleça métricas: nada dura para sempre e é importante traçar um plano realista que permita perceber quando as coisas estão dentro dos parâmetros estabelecidos ou se se encaminham para a perda de controlo. Seja específico e realista no estabelecimento destas métricas e garanta que o trabalho desenvolvido não é uma perda de tempo. No entanto, não tente medir tudo e foque-se nos indicadores de sucesso.

5- Estime taxas de conversão: o próximo passo é estabelecer taxas e valores de conversão. Considere, por exemplo, as subscrições de newsletters: se 20% dos subscritores mensais pagar por conteúdo, por exemplo, esses 25 em cada 100 utilizadores vão tornar-se clientes.

6- Balize um orçamento: estabelecer um plano de limite de gastos é fundamental porque, contas feitas, o que interessa no final de cada dia é o dinheiro que se ganha ou que se perde. É importante ter em conta o valor de financiamento necessário para uma estratégia de marketing e tê-lo em conta desde o primeiro dia. E se, por exemplo, o seu blog tiver potencial para investir 40% do budget, nem duvide.

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