[weglot_switcher]

67% das empresas do alojamento e restauração com prejuízos

O estudo do Banco de Portugal diz também que 42% do setor acabou 2020 com capitais próprios negativos, ou seja possuem um passivo superior ao valor dos seus ativos. A AHRESP diz que a situação é “muito preocupante” se considerarmos que a “maioria das medidas de apoio e financiamento colocam como requisito a obrigatoriedade de demonstrar capitais próprios positivos”.
  • SUD Lisboa
12 Novembro 2021, 11h28

Um boletim da Associação da Hotelaria, Restauração, e Similares de Portugal (AHRESP) alerta para um estudo do Banco de Portugal que indica que as empresas, do alojamento e Restauração, que apresentaram resultados líquidos negativos subiu de 45,7% para 67,3% entre 2019 e 2020.

O mesmo estudo, reforça a AHRESP, indica que 42% do setor acabou 2020 com capitais próprios negativos, ou seja possuem um passivo superior ao valor dos seus ativos.

A AHRESP diz que a situação é “muito preocupante” se considerarmos que a “maioria das medidas de apoio e financiamento colocam como requisito a obrigatoriedade de demonstrar capitais próprios positivos”.

Face a isto a associação diz que é importante que as empresas do turismo continuem a “beneficiar de medidas de apoio específicas e com critérios de acesso realistas, de forma a promover a reposição dos capitais próprios para os níveis pré-pandemia”.

O estudo do Banco de Portugal diz que em 2020 o volume de negócios das empresas caiu 9,7%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.