O estudo ‘What Matters to Today’s Consumer’, realizado pelo Research Institute da Capgemini, concluiu que 61% dos consumidores estão preocupados com a sua situação financeira, considerando que a melhor forma de resolver o problema passa pela redução do consumo.
De um universo de 11.300 consumidores inquiridos, 73% admite que faz menos compras por impulso e 69% afirma ter reduzido os seus gastos com produtos não essenciais.
Relativamente a produtos sustentáveis, o estudo conclui que os consumidores já não se encontram tão disponíveis para pagar mais por eles, com apenas 40% dos consumidores a terem possibilidades de adquirir esses produtos.
Cerca de 67% dos inquiridos acreditam que as marcas e os retalhistas devem baixar os preços dos produtos que são essenciais para as famílias. Mas as empresas também enfrentam desafios, nomeadamente com o aumento do preço da energia e dos custos de transporte.
Lindsey Mazza, Global Retail Leader do Grupo Capgemini, refere que “os retalhistas podem aproveitar os benefícios oferecidos pelas tecnologias inteligentes no planeamento da procura, na gestão dos stocks e na automatização das operações para reduzirem custos, manterem margens e melhorarem a sua pegada ambiental.”
O estudo sublinha ainda que poupar dinheiro tornou-se uma prioridade para a maioria das pessoas. Mais de metade dos inquiridos, 64%, revelaram que optam por comprar produtos em hipermercados e em lojas de descontos, sendo que 65%, compram produtos de marca branca ou de preços baixos.