[weglot_switcher]

80 misericórdias querem entrar no capital do Montepio Geral

Em março, a União das Misericórdias Portuguesas recomendou a 400 entidades uma “posição simbólica” caso pretendessem entrar no capital do Montepio Geral. O balanço aponta agora para que cerca de 80 estejam interessadas em investir entre mil a 10 mil euros no banco mutualista.
4 Maio 2018, 11h27

Cerca de 80 misericórdias poderão entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral até ao fim do ano, juntando-se à Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML), que já sinalizou que vai avançar com o equivalente a 1% do capital do banco, num investimento total de 18 milhões de euros.

O Jornal Económico noticia, na edição desta sexta-feira – disponível em papel e em formato digital, para assinantes –, que o balanço no número de misericórdias que poderão entrar no capital do Montepio surge depois de, no início de março, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) ter enviado uma nota informativa às cerca de 400 misericórdias existentes no país.

Na nota, enviada antes da realização das assembleias gerais, Manuel Lemos recomendava uma “posição simbólica” das misericórdias, caso pretendessem entrar no capital do Montepio Geral. Chegou mesmo a sugerir um intervalo de participação financeira “simbólica” entre os 1.000 e os 10.000 euros.

Contas feitas, estará em causa um investimento pouco superior a 100 mil euros, no total destas misericórdias.

O provedor da SCML confirmou, no início de abril, no Parlamento, que irá avançar com o equivalente a 1% do capital do banco, na sequência de esclarecimentos aos deputados sobre os contornos de aquisição do capital social do Montepio Geral pela instituição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.