98% da Administração Pública Regional possui internet

Em 2016 seis câmaras municipais utilizavam o comércio electrónico e 12% da Administração Pública Regional adquiriu serviços de computação em nuvem.

Em 2016 a proporção de organismos da Administração Pública Regional (APR) que dispunha e utilizava a internet situou-se nos 98%. Quanto à largura de banda superior ou igual a 2mb/s fixou-se em 96%.

Relativamente a atividades informatizadas desenvolvidas pelos organismos da Região verificou-se, de acordo com a Direcção Regional de Estatística (DREM), que 98% fazia “troca interna de ficheiros e outra informação e registo de informação” e 94% “o processamento e tratamento de informação” (94%).

Os dados da DREM referem que 89% dos organismos realçavam “a escassez de recursos financeiros”, e “a falta de formação” como as principais entraves para implementar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Todas as Câmaras Municipais da Região diziam ter internet (de banda larga) e seis câmaras referiam utilizar o comércio eletrónico.

“O correio eletrónico e comunicação interna com outros organismos da APR” (96%) e a “procura e recolha de informação/documentação e troca eletrónica de ficheiros” (94%) são as actividades mais recorrentes desenvolvidas na internet pela APR.

12% dos organismos da APR disseram ter adquirido serviços de computação em nuvem em 2016 face aos 4% de 2015. Entre os motivos para não utilizarem esta ferramenta estão: os custos elevados de aquisição (40%) e a incerteza sobre a legislação e jurisdição (30%).

Recomendadas

Madeira: Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento disponibiliza máquina ATM Express na Praça CR7

As caixas ATM são especialmente direcionadas para os turistas, sector que têm vindo a atingir valores históricos na Região.

Madeira supera 1,1 milhões de dormidas no alojamento turístico em agosto

As estimativas para as dormidas de agosto de 2022 superam em 67 mil o valor do mês anterior, passando assim a constituir o registo mensal mais alto de sempre observado no alojamento turístico da Região.

Madeira investe 923 mil euros na reabilitação da ER 103 entre o Terreiro da Luta e o Poiso

Pedro Fino explicou que esta obra não foi financiada com fundos europeus, mas que a Região aguarda a abertura do novo quadro comunitário, contando que deverá haver enquadramento para o financiamento da reabilitação desta estrada.
Comentários