Atualmente a cloud está a ser adotada em larga escala por todo o tipo de empresas, a utilização de cloud tem um papel fundamental na otimização da infraestrutura, redução de custos e transformação digital, sendo que esta jornada envolve alguns desafios, entre eles, a gestão de fornecedores, a convergência de soluções e escolha de parceiros.
É uma componente importante das estratégias de transformação digital da maioria das instituições financeiras, à medida que procuram melhorar a sua competitividade e cultura colaborativa. As soluções cloud podem ajudar as Instituições Financeiras a lidar com os dados à medida que estes crescem. Oferecem uma arquitetura flexível e fornecem ferramentas de análise, permitindo igualmente um acesso rápido e seguro aos dados e reduzindo a despesa quando comparado com as infraestruturas tradicionais de IT.
A adoção de cloud requer o envolvimento de decisores empresariais e dos seus utilizadores finais. A estratégia das pessoas é um dos aspetos mais importantes da adoção de cloud. É um novo paradigma em que os recursos estão disponíveis a pedido, numa base “pay-per-use” para empresas e utilizadores.
As implementações cloud podem ajudar estas organizações a perceber um maior valor do negócio através de práticas de IT melhoradas como um todo, usando o seu investimento em cloud para impulsionar adoção de novas metodologias e reduzir os custos em IT. À medida que as empresas adotam mais a cloud, os líderes de IT e de finanças podem aumentar o retorno dos seus investimentos em IT e redirecionar esse dinheiro para outras iniciativas.
A pandemia coronavírus mudou a forma como as organizações são geridas. Muitas empresas têm abraçado a digitalização e a informatização, onde a cloud desempenhou um papel crítico nesta mudança. O mundo pós-pandemia confia mais na cloud, e um número cada vez maior de organizações está agora a adotar cloud.
A computação em cloud e a adoção de cloud são atualmente tópicos muito discutidos, não só em termos de desafios e riscos, mas também considerando oportunidades de melhorar a competitividade das organizações, apoiando o negócio a manter-se competitivo numa era transformadora. A cloud permite novas oportunidades, tais como reduzir custos, aumentar a flexibilidade, a escalabilidade e a eficiência operacional, reduzindo a necessidade de gestão de segurança de infraestruturas de IT, cumprindo os novos regulamentos e garantindo todas as certificações necessárias.
No entanto, existem certos riscos à adoção de cloud, como a dependência do fornecedor, o bloqueio ao fornecedor ou a não disponibilidade que podem ter impacto na resiliência do negócio. Todos os riscos devem ser considerados, identificados e avaliados numa fase inicial e devidamente abordados para garantir a resiliência das empresas. Muitas empresas têm conhecimentos técnicos na sua organização para migrar para a cloud, no entanto, essa não é a realidade de boa parte das organizações.
Tendo em conta estes riscos é importante que as organizações identifiquem os recursos e parceiros certos e com credenciais técnicas especificas que os ajudem nesta mudança de forma a garantir uma migração bem-sucedida.