A adoção de cloud nas organizações

A adoção de cloud é vital para a transformação digital, adotando tecnologias disruptivas e otimizando as organizações.

Atualmente a cloud está a ser adotada em larga escala por todo o tipo de empresas, a utilização de cloud tem um papel fundamental na otimização da infraestrutura, redução de custos e transformação digital, sendo que esta jornada envolve alguns desafios, entre eles, a gestão de fornecedores, a convergência de soluções e escolha de parceiros.
É uma componente importante das estratégias de transformação digital da maioria das instituições financeiras, à medida que procuram melhorar a sua competitividade e cultura colaborativa. As soluções cloud podem ajudar as Instituições Financeiras a lidar com os dados à medida que estes crescem. Oferecem uma arquitetura flexível e fornecem ferramentas de análise, permitindo igualmente um acesso rápido e seguro aos dados e reduzindo a despesa quando comparado com as infraestruturas tradicionais de IT.
A adoção de cloud requer o envolvimento de decisores empresariais e dos seus utilizadores finais. A estratégia das pessoas é um dos aspetos mais importantes da adoção de cloud. É um novo paradigma em que os recursos estão disponíveis a pedido, numa base “pay-per-use” para empresas e utilizadores.
As implementações cloud podem ajudar estas organizações a perceber um maior valor do negócio através de práticas de IT melhoradas como um todo, usando o seu investimento em cloud para impulsionar adoção de novas metodologias e reduzir os custos em IT. À medida que as empresas adotam mais a cloud, os líderes de IT e de finanças podem aumentar o retorno dos seus investimentos em IT e redirecionar esse dinheiro para outras iniciativas.
A pandemia coronavírus mudou a forma como as organizações são geridas. Muitas empresas têm abraçado a digitalização e a informatização, onde a cloud desempenhou um papel crítico nesta mudança. O mundo pós-pandemia confia mais na cloud, e um número cada vez maior de organizações está agora a adotar cloud.
A computação em cloud e a adoção de cloud são atualmente tópicos muito discutidos, não só em termos de desafios e riscos, mas também considerando oportunidades de melhorar a competitividade das organizações, apoiando o negócio a manter-se competitivo numa era transformadora. A cloud permite novas oportunidades, tais como reduzir custos, aumentar a flexibilidade, a escalabilidade e a eficiência operacional, reduzindo a necessidade de gestão de segurança de infraestruturas de IT, cumprindo os novos regulamentos e garantindo todas as certificações necessárias.
No entanto, existem certos riscos à adoção de cloud, como a dependência do fornecedor, o bloqueio ao fornecedor ou a não disponibilidade que podem ter impacto na resiliência do negócio. Todos os riscos devem ser considerados, identificados e avaliados numa fase inicial e devidamente abordados para garantir a resiliência das empresas. Muitas empresas têm conhecimentos técnicos na sua organização para migrar para a cloud, no entanto, essa não é a realidade de boa parte das organizações.
Tendo em conta estes riscos é importante que as organizações identifiquem os recursos e parceiros certos e com credenciais técnicas especificas que os ajudem nesta mudança de forma a garantir uma migração bem-sucedida.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor Clique aqui

Recomendadas

Desenvolvimento da Biotecnologia em Portugal

A biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Canábis medicinal: um cluster emergente em Portugal?

Portugal está no radar do investimento mundial na cadeia de valor da canábis medicinal, possuindo excelentes condições para se tornar um hub europeu nesta indústria.

ESG no imobiliário: o que as organizações devem considerar

Nas maiores empresas, esta abordagem de integração estratégica está a ser encarada como um imperativo de negócio para criar valor a longo prazo.
Comentários