[weglot_switcher]

A água que sai da torneira em casa é de confiança?

A qualidade e segurança estão garantidas em todo o País, segundo a Entidade Regula­dora dos Serviços de Águas e Resíduos (ER­SAR). Saiba o que deve fazer se surgirem algumas situações menos agradáveis.
8 Maio 2018, 07h17

Os números são da Entidade Regula­dora dos Serviços de Águas e Resíduos (ER­SAR): a qualidade da água para consumo humano em todo o território continental é segura entre 99,9% e 100 por cento, em todos os parâmetros analisados pelas entidades responsáveis pela qualidade da água. E essa percentagem tem vindo a crescer de forma contínua, de 50% em 1993 para 99% em 2016.

De acordo com a Deco, pode verificar, facilmente, e ao detalhe, como está a qualidade da água na sua área de residência. Basta aceder ao site dos serviços municipalizados do seu concelho e conferir. Ainda assim, de vez em quando, os habitantes queixam-se que água sai com cor, com cheiro ou turva.

Veja algumas dicas para resolver estas situações, de acordo com a Deco

Água com cor e cheiro
-Acontece devido às oscilações de pressão nas tubagens e nos reservatórios. É um fenómeno pontual e não afeta a qualidade. Se deixar a água repousar alguns instantes num copo transparente, voltará a ficar límpida.

Água aparece castanha ou avermelhada
-Deve-se à formação e ao arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens. Para voltar a ficar clara, basta deixar correr a água durante algum tempo.

Se souber a cloro
-Este químico é usado para purificar a água, eliminando bactérias e microrganismos que podem contaminar o abastecimento e causar doenças. “A receita, para que o cheiro ou o sabor passem, é agitar a água, de forma a libertar o cloro mais rapidamente, ou guardá-la no frigorífico, bem acondicionada”.

A água é dura
-Quando tem grandes con­centrações de sais dissolvidos, como cálcio e magnésio. A ERSAR tem um mapa online com a dureza da água por regiões, segundo a classificação definida pela Or­ganização Mundial de Saúde. De um modo geral, a água é mais macia a Norte e no Centro, com algumas exceções (Cantanhe­de e Mira, onde é muito dura) e moderada a muito dura no Sul. De um modo geral, na área Metropolitana de Lisboa, a água é macia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.