Portugal tem uma presença no mundo que ultrapassa governos, partidos, vontades ou estratégias. A história – aquela que alguns querem reescrever – encarrega-se de nos mostrar a progressão do conhecimento e dinamismo nacional, na medida em que avançaram os navegadores portugueses por terras desconhecidas e distantes. Lançados os marcos da presença portuguesa assinalada por padrões e monumentos, fortes e castelos, comércio e desenvolvimento, desde logo começou a fixação de portugueses pelo mundo que ao longo dos séculos se haveria de intensificar.

Tudo que nos orgulha pelas brilhantes páginas de história escritas e que assinalam a portugalidade que os séculos haveriam de perpetuar. Daí as marcas da cultura, e principalmente da língua portuguesa, ainda agora celebrada mundialmente e recordada por ser uma das línguas mais faladas no mundo, acima dos 250 milhões de falantes, com particular incidência abaixo do Equador.

Ao criar mundo, demos passos para que a história do mundo fosse escrita de forma mais célere. Séculos depois reiniciamos um novo trajeto de partida. Por razões diferentes, mas sempre com espírito de aventura e risco. Os inúmeros portugueses que foram em busca de melhores condições de vida nos quatros cantos do mundo, instalaram-se e aí se impuseram.

Os emigrantes, tantas vezes vilipendiados e minimizados, ganharam o respeito dos países onde se estabeleceram – de França ao Reino Unido, dos Estados Unidos ao Canadá, também eles contribuíram para a consolidação da língua portuguesa e para a implantação da portugalidade. E a esses mundos levámos inovação e criatividade, determinação e trabalho, dando contributos ao desenvolvimento de relações com outros povos.

Num tempo de outros meios, mais sofisticados mas ainda de inovação e de iniciativa, lançamos novos instrumentos para aproximar vontades, ajudar a desenvolver negócios e unir povos para criar riqueza.

O lançamento da UNIO, uma aplicação que visa juntar vontades e facilitar negócios, encontrar empregos e aproximar pessoas, prossegue este espírito de levar a portugalidade mais longe. Promovida pela embaixada de Portugal no Senegal, esta iniciativa aprofunda a presença portuguesa em África e cria exemplo para outros agentes promoverem iniciativas semelhantes de aproximação de comunidades, de promoção de negócios, marcando terreno e promovendo a língua portuguesa em várias dimensões.

A língua portuguesa que, ao longo dos tempos aproxima povos e culturas, serve-se da tecnologia, alia-se ao empreendedorismo e reúne oportunidades. De novo, o espírito aventureiro português pode, através deste instrumento, procurar novos espaços para desenvolver os seus negócios. E este exemplo na África central poderá alargar-se a outros espaços geográficos e espalhar a vontade lusa de chegar mais longe e com proveito. Esta aplicação une. Apliquemos o que de bom fazemos.