“A Arte da Guerra”. “Derrota de Scholz na Renânia? Questão russa e o tema da energia foram muito importantes”

“Nestas eleições, costuma haver fatores de natureza local que prevalecem sobre questões nacionais. No entanto, creio que aqui houve um misto. A questão russa e o tema da energia foram muito importantes embora haja outros aspetos de natureza económica local”, realçou o embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

O descalabro do SPD alemão nas eleições de Renânia, com o chanceler Olaf Scholz em claras dificuldades internas, foi um dos temas em debate na última edição do programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV.

“Nestas eleições, costuma haver fatores de natureza local que prevalecem sobre questões nacionais. No entanto, creio que aqui houve um misto. A questão russa e o tema da energia foram muito importantes embora haja outros aspetos de natureza económica local”, realçou o embaixador Francisco Seixas da Costa.

A 15 de maio, os eleitores da Renânia do Norte-Vestfália (12 milhões de pessoas) elegeram o seu novo parlamento estadual e esta foi a primeira vez que o chanceler social-democrata (SPD) Olaf Scholz enfrentou eleições.

O plebiscito realizou-se numa altura em que a guerra na Ucrânia e as decisões subsequentes sobre o sector energético alemão estão vivas uma forte pressão sobre Scholz – principalmente no plano internacional, mas também no interior das fronteiras germânicas.

Relacionadas

EUA e UE devem entrar nas negociações de paz na Ucrânia? Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Que países devem estar envolvidos nas negociações de paz para acabar com a guerra na Ucrânia? Além desta reflexão, o embaixador Francisco Seixas da Costa analisa a possível entrada para a NATO da Finlândia e Suécia e o descalabro eleitoral do partido do chanceler alemão Olaf Scholz.
Recomendadas

“A Arte da Guerra”. “Kalininegrado? A União Europeia está a abrir uma frente provocatória”

“Não me parece muito sério por parte de uma entidade como é a União Europeia estar a criar estas pequenas arestas que podem desencadear problemas graves amanhã. Parece-me um pouco irresponsável e desfoca o que é essencial”, destacou o embaixador Francisco Seixas da Costa na última edição do programa da JE TV.

Dos 100 milhões da Greenvolt à emergência de Lagarde. Veja as escolhas da semana no “Mercados em Ação”

Conheça as escolhas da semana do programa da plataforma multimédia JE TV, numa edição que contou com a análise de Rina Guerra, gestora de Ações e Ativos do Banco Carregosa.

O Jornal Económico num minuto

O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais.
Comentários