[weglot_switcher]

“A Arte da Guerra”. “Derrota de Scholz na Renânia? Questão russa e o tema da energia foram muito importantes”

“Nestas eleições, costuma haver fatores de natureza local que prevalecem sobre questões nacionais. No entanto, creio que aqui houve um misto. A questão russa e o tema da energia foram muito importantes embora haja outros aspetos de natureza económica local”, realçou o embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
23 Maio 2022, 16h20

O descalabro do SPD alemão nas eleições de Renânia, com o chanceler Olaf Scholz em claras dificuldades internas, foi um dos temas em debate na última edição do programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV.

“Nestas eleições, costuma haver fatores de natureza local que prevalecem sobre questões nacionais. No entanto, creio que aqui houve um misto. A questão russa e o tema da energia foram muito importantes embora haja outros aspetos de natureza económica local”, realçou o embaixador Francisco Seixas da Costa.

A 15 de maio, os eleitores da Renânia do Norte-Vestfália (12 milhões de pessoas) elegeram o seu novo parlamento estadual e esta foi a primeira vez que o chanceler social-democrata (SPD) Olaf Scholz enfrentou eleições.

O plebiscito realizou-se numa altura em que a guerra na Ucrânia e as decisões subsequentes sobre o sector energético alemão estão vivas uma forte pressão sobre Scholz – principalmente no plano internacional, mas também no interior das fronteiras germânicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.