[weglot_switcher]

“A Arte da Guerra”. “Paraísos fiscais? Números são perfeitamente escandalosos”

A nova investigação do consórcio (ICIJ, na sigla em inglês), nomeada “Pandora Papers”, põe a descoberto os segredos financeiros daqueles 35 líderes mundiais (atuais e antigos) e de mais de 330 políticos e funcionários públicos, de 91 países e territórios, entre os quais Portugal. Este foi um dos temas em destaque na última edição do programa da JE TV.
11 Outubro 2021, 07h50

Mais uma investida sobre as empresas que gerem os interesses do mundo concentrados nos paraísos fiscais, mais um escândalo planetário – que Francisco Seixas da Costa não quis deixar de analisar na última edição do programa da plataforma multimédia JE TV, sempre do ponto de vista exterior às fronteiras nacionais.

A nova investigação do consórcio (ICIJ, na sigla em inglês), nomeada “Pandora Papers”, põe a descoberto os segredos financeiros daqueles 35 líderes mundiais (atuais e antigos) e de mais de 330 políticos e funcionários públicos, de 91 países e territórios, entre os quais Portugal.

Segundo o jornal Expresso, que faz parte do consórcio, há três portugueses envolvidos: os antigos ministros Nuno Morais Sarmento e Manuel Pinho e o advogado e antigo deputado socialista Vitalino Canas.

O ICIJ diz ter baseado a sua investigação numa “fuga sem precedentes”, envolvendo cerca de dois milhões de documentos, trabalhados por 600 jornalistas, a “maior parceria da história do jornalismo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.