“A Arte da Guerra”. “Paraísos fiscais? Números são perfeitamente escandalosos”

A nova investigação do consórcio (ICIJ, na sigla em inglês), nomeada “Pandora Papers”, põe a descoberto os segredos financeiros daqueles 35 líderes mundiais (atuais e antigos) e de mais de 330 políticos e funcionários públicos, de 91 países e territórios, entre os quais Portugal. Este foi um dos temas em destaque na última edição do programa da JE TV.

Mais uma investida sobre as empresas que gerem os interesses do mundo concentrados nos paraísos fiscais, mais um escândalo planetário – que Francisco Seixas da Costa não quis deixar de analisar na última edição do programa da plataforma multimédia JE TV, sempre do ponto de vista exterior às fronteiras nacionais.

A nova investigação do consórcio (ICIJ, na sigla em inglês), nomeada “Pandora Papers”, põe a descoberto os segredos financeiros daqueles 35 líderes mundiais (atuais e antigos) e de mais de 330 políticos e funcionários públicos, de 91 países e territórios, entre os quais Portugal.

Segundo o jornal Expresso, que faz parte do consórcio, há três portugueses envolvidos: os antigos ministros Nuno Morais Sarmento e Manuel Pinho e o advogado e antigo deputado socialista Vitalino Canas.

O ICIJ diz ter baseado a sua investigação numa “fuga sem precedentes”, envolvendo cerca de dois milhões de documentos, trabalhados por 600 jornalistas, a “maior parceria da história do jornalismo”.

Relacionadas

Pandora Papers acrescentam mais pressão contra os paraísos fiscais. Veja “A Arte da Guerra”

Acompanhe o programa “A Arte da Guerra” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.
Recomendadas

Meta desenvolve ‘app’ social descentralizada

The Big Ones destaca as inovações e movimentos estratégicos das empresas que lideram a nova economia.

JE Bom Dia: Fed deverá voltar a subir juros

A Reserva Federal norte-americana anuncia esta quarta-feira a sua nova decisão de política monetária, depois de uma reunião que começou ontem.

Rui Nabeiro tinha “uma liderança de proximidade” no Grupo Delta, destaca diretora da Forbes Portugal

Nilza Rodrigues, diretora editorial da Forbes Portugal e Forbes África Lusófona, explica em entrevista nesta “Fast Talk” da JE como foi a última entrevista do empresário e fundador do Grupo Delta, Rui Nabeiro, precisamente a estas publicações.
Comentários