[weglot_switcher]

“A Arte da Guerra”. “Taiwan? Meter-se com a China é como mexer num vespeiro”

“Taiwan? A forma como se mexeu no vespeiro tornou-o incontrolável. Há qualquer coisa a mexer na China este ano e há aqui um elemento novo que é a questão russa. A guerra na Ucrânia obrigou a China a ir para o lado contrário dos EUA”, destacou o embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da JE TV.
15 Agosto 2022, 14h00

Ainda se está por conhecer quais serão as consequências finais da visita de Nancy Pelosi a Taiwan, “uma provocação” que o mundo com certeza dispensaria.

Este foi um dos temas em análise na última edição do programa “A Arte da Guerra”, que conta com os comentários do embaixador Francisco Seixas da Costa.

“Taiwan? A forma como se mexeu no vespeiro tornou-o incontrolável. Há qualquer coisa a mexer na China este ano e há aqui um elemento novo que é a questão russa. A guerra na Ucrânia obrigou a China a ir para o lado contrário dos EUA”, destacou o embaixador no programa da plataforma multimédia  JE TV.

A China lançou na semana passada as suas maiores manobras militares em torno de Taiwan, em resposta a uma visita da líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a mais importante figura política norte-americana a visitar a ilha em 25 anos.

A China considera Taiwan, com uma população de cerca de 23 milhões de habitantes, como uma das suas províncias, que deve ser reunificada ao resto do território desde o fim da guerra civil chinesa de 1949, quando os nacionalistas perderam o conflito para os comunistas e refugiaram-se na ilha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.