[weglot_switcher]

À beira dos 100 anos de vida, Disney está prestes a perder os direitos sobre o Mickey

Os direitos de autor sobre a personagens estão quase a expirar e vão passar para domínio público, como consequência da lei dos Estados Unidos.
6 Julho 2022, 21h00

A Disney, companhia internacional de cinema infantil, vai perder os direitos de autor do rato Mickey. Devido à lei americana dos direitos de autor, são vários os famosos bonecos que vão passar a pertencer ao domínio público, alguns dos quais foram fundamentais no enorme crescimento e sucesso internacional da marca ao longo dos anos, noticia o diário britânico “The Guardian”.

O Mickey Mouse foi criado em Outubro de 1928 e vai passar para o domínio público 95 anos depois, em 2024, de acordo com a lei dos EUA que define o tempo de duração dos direitos autorais sobre um boneco artístico anónimo.

Um advogado especialista em média e entrtenimento disse ao mesmo diário que a expiração dos direitos de autor não chega sem limitações. De acordo com Daniel Mayeda, “é possível usar a personagem do Mickey Mouse em histórias, mas se o for feito de forma a que as pessoas pensem na Disney – o que é provável, porque eles investem nele à tanto tempo -, então em teoria a Disney pode dizer que houve violação [dos direitos].”

O Mickey Mouse apareceu pela primeira vez num cartoon a preto e branco, o Steamboat Willie. Um projeto pioneiro, que sincronizava o som dos movimentos com música e efeitos sonoros, lançando momentos icónicos da televisão e do cinema.

Outras personagens da Disney já passaram para o domínio público, como aconteceu no passado mês de janeiro com o famoso Winnie the Pooh.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.