Especial 2018: A compra da TVI pela Altice vai avançar?

É ainda cedo para saber, mas a compra da Media Capital (dona da TVI) pela Altice arrisca ficar pelo caminho.

Cristina Bernardo

Aquele que será o negócio dos últimos anos em Portugal, nos mercados das telecomunicações e nos media não chegará a tornar-se realidade, se a Autoridade da Concorrência (AdC) concluir que coloca em causa a concorrência nesses setores.

O negócio não é bem visto pelo Governo, bem como pelos sindicatos. O primeiro-ministro António Costa afirmou no Parlamento que aprecia a atual linha editorial da TVI, sinalizando que não vê com bons olhos uma mudança no perfil da estação, em resultado da compra pela Altice.

Contra o negócio estão especialmente os concorrentes da TVI, com destaque para Impresa (dona da SIC), bem como as outras operadoras de telecomunicações. Miguel Almeida, CEO da NOS, chegou mesmo a afirmar que se a Altice comprar a Media Capital a NOS terá de contra-atacar, espolentando rumores sobre uma possível compra da Impresa.

Depois da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) ter recusado assumir uma posição sobre o negócio – devido à discordância entre o ex-presidente Carlos Magno e os dois outros membros do conselho regulador -, a bola está agora do lado da AdC. Tendo em conta que a ERC tem agora nova liderança, crescem as pressões por parte dos concorrentes da Altice e da TVI para que a AdC peça novo parecer à entidade reguladora dos media, antes de se pronunciar definitivamente. No entanto, a AdC considera que esse passo não é necessário e que a ERC já teve oportunidade para dar o seu parecer, tal como exigido na lei.

Os próximos meses serão, pois, decisivos para este negócio que promete redefinir o mercado dos media.

Relacionadas

Especial 2018: Haverá mudanças de liderança nas grandes empresas?

O novo ano começa com a possibilidade de mudanças de liderança em várias grandes empresas cotadas nacionais. Destacamos três: a EDP, o Novo Banco e os CTT.

Altice diz-se “totalmente empenhada” no processo regulatório para a compra da TVI

Desmentido “rumores” de que estaria em preparação a desistência da compra da Media Capital, a Altice diz que a empresa “está totalmente focada no processo regulatório com vista à aquisição da Media Capital”, refere fonte da comunicação da empresa francesa em Portugal.

Especial 2018: O sistema financeiro nacional vai finalmente estabilizar?

Após vários anos de turbulência, o sistema bancário português deverá prosseguir o processo de normalização que teve lugar em 2017.

Balsemão quer ERC a analisar novamente compra da TVI pela Altice

Francisco Pedro Balsemão diz que chegou a falar com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa sobre a compra, mas que “nada foi desencadeado”.

Altice prevê que compra da Media Capital só se concretize no primeiro trimestre de 2018

Operação de 440 milhões de euros está nas mãos da Autoridade da Concorrência. Dona da Meo diz que está disposta a aceitar os remédios necessários para que o negócio se concretize.
Recomendadas

Juro médio dos novos depósitos de particulares dispara em outubro para máximo de cinco anos

Segundo os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP), “em outubro o montante de novos depósitos a prazo de particulares foi de 4.726 milhões de euros, remunerados a uma taxa de juro média de 0,24%”.

PremiumBanca antevê dificuldades em identificar todos os clientes em 45 dias

Os bancos têm 45 dias para verificar se têm clientes do crédito à habitação que qualifiquem para efeitos da aplicação do diploma do Governo, mas o apuramento dos rendimentos reais é um obstáculo.

Juro médio nos novos créditos à habitação em outubro com maior subida mensal desde 2003

“Trata-se da maior subida mensal desde o início da série estatística, em 2003”, salienta o Banco de Portugal (BdP), explicando que “esta evolução acompanha a subida das taxas médias da Euribor”.
Comentários