A estrela basca que vai jogar pelo Gana e defrontar Portugal

Iñaki Williams, jogador do Athletic Bilbao e recordista de jogos consecutivos na liga espanhola, aceitou a oferta do país onde nasceram os seus pais e pode representar a seleção africana no campeonato do mundo que se aproxima.

Iñaki Williams, jogador do Athletic Bilbau. Créditos: EFE

O futebolista Iñaki Williams escolheu a seleção do Gana e vai poder jogar no campeonato do mundo que vai ter lugar no Catar, em que a equipa africana vai jogar diante da congénere portuguesa. O jogador do Athletic Bilbau fez o anuncio através de um vídeo divulgado nas redes sociais. Nascido e criado no País Basco, é filho de pais ganeses e por isso pôde renunciar à seleção espanhola, seis anos depois da sua última partida, para passar a representar o Gana.

Os pais nasceram no Gana e, à chegada a Espanha, disseram que vinham da Libéria, para conseguirem que lhes fosse atribuído o estatuto de refugiados. O atleta já nasceu em Bilbau e por isso tem dupla nacionalidade, pelo que poderia optar por um dos dois países. Escolheu a seleção de “nuestros hermanos”, mas acabaria por fazer um único jogo, em 2016.

Seis anos volvidos, poderia optar por renunciar à equipa de Espanha e agarrar a oportunidade que o Gana lhe deu. Talvez por isso, passou uma parte das férias no Gana, com a sua família, e acabaria por anunciar esta terça-feira a ligação à seleção ganesa.

Agora que pode vestir a camisola do país que africano, é altamente provável que seja uma das estrelas daquela comitiva durante o campeonato do mundo que se vai realizar no Catar. Na fase de grupos, o Gana vai defrontar Portugal, pelo que ainda podemos ouvir falar do avançado. Do mesmo grupo fazem parte Uruguai e Coreia de Sul. As quatro seleções lutam por um lugar nas eliminatórias. Mas antes, a nova equipa de Williams tem dois jogos frente a Angola, a contar para o apuramento para a Taça das Nações Africanas. O jogador pode fazer parte da equipa já nestas partidas, agendadas para setembro.

Recomendadas

O modelo de negócio para o futebol do empresário americano que esteve interessado no Benfica

John Textor apresenta um modelo que poderá permitir baixar os custos com transferências e contratos dos atletas, na procura de fazer frente aos clubes mais ricos. O empresário presente nos campeonatos de Inglaterra, Brasil e Bélgica e agora parece próximo de chegar à liga francesa.

Liga Portugal lança campanha contra o ódio no futebol

“Mais Futebol, Menos Ódio” é o nome da nova campanha de sensibilização sobre as manifestações de ódio aos intervenientes do jogo. Será notória ao longo de toda a segunda jornada das competições profissionais.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 11 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários