Produtos químicos domésticos podem prejudicar a saúde das jovens raparigas, revela estudo

Estudo relaciona exposição a certos químicos com problemas na tiróide em raparigas. A mesma associação não foi verificada em crianças do sexo masculino. Recorde-se que a função da tiróide é fundamental no controlo e desenvolvimento adequado do cérebro.

Um novo estudo divulgado pela Time mostra que a exposição a um grupo de produtos químicos encontrados numa grande variedade de produtos domésticos, incluindo champô, perfumes, vernizes de unhas, brinquedos de plástico, materiais de construção, está associada à redução da função da tiróide em jovens do sexo feminino.

Publicado na revista Environment International, o estudo analisou 229 mulheres durante a gravidez e 229 crianças com três anos de idade para concluir que a exposição a um grupo comum de ftalatos na infância estava associada a menores níveis de função tiróide ativa em raparigas de três anos.

Em geral, pensa-se que os ftalatos são disruptores endócrinos, o que significa que eles interferem com as hormonas do corpo. A função da tiróide é fundamental no controlo e desenvolvimento adequado do cérebro.

“Eu acho que a mensagem indicada para os consumidores é que tenham cuidado com os produtos que usam”, diz o autor de estudo, Pam Factor-Litvak, professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia.

“As hormonas tireoidianas estão associadas em muitos estudos a sentimentos de depressão, ansiedade e problemas de comportamento em crianças, bem como questões metabólicas mais tarde na vida”, acrescenta.

A mesma ligação não foi verificada em crianças do sexo masculino o que pode ser explicado pelo facto de os problemas na tiróide serem mais comuns nas mulheres do que os homens, embora isso ainda seja especulativo, explica o responsável.

Em estudos anteriores, pesquisadores da Universidade de Columbia relacionaram a exposição de ftalatos a um QI inferior, asma durante a infância e problemas no desenvolvimento mental. No entanto, evitar a exposição destes químicos é complicado já que não é obrigatório que os mesmos estejam enunciados nos rótulos dos produtos.

Recomendadas

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 

PremiumOptimize promove conferência que ensina a poupar e investir

Evento promove a literacia financeira, a poupança e o investimento e realiza-se em Lisboa a 3 de dezembro. O JE será media partner.

Crédito pessoal para jovens: 8 dicas para conseguir

O crédito pessoal para jovens pode ser mais difícil de obter, pela instabilidade profissional e baixos rendimentos nesta fase. Saiba o que é necessário.
Comentários