[weglot_switcher]

A má gestão do risco que levou ao colapso do SVB

O setor da banca voltou a estar em destaque pelos piores motivos nos últimos dias. Depois da falência do prestigiado banco de criptomoedas Silvergate, o impacto no setor da banca parece estar a alastrar-se para os restantes bancos com exposição ao setor tecnológico.
16 Março 2023, 07h55

 

O mais recente caso é o do Silicon Valley Bank (SVB). As condições financeiras do banco têm vindo a deteriorar-se ao longo dos últimos anos, mas bastou apenas 2 dias para a queda total do banco. O SVB tinha lançado um comunicado a anunciar a necessidade de angariar cerca de 2.5 mil milhões de dólares para tapar um buraco nas suas contas, o que acabou por originar o pânico nos investidores. Fatores como:

●       Corrida aos levantamentos

●       Exposição a um setor volátil, como o tecnológico

●       Impacto da subida dos juros no preço das obrigações

●       Falta de liquidez

Contribuíram, naturalmente, para a queda do banco.

As preocupações com a saúde financeira do SVB aumentaram e provocaram uma corrida aos depósitos por parte dos clientes. O banco acabou por não resistir aos levantamentos em massa de fundos por parte dos seus clientes, sobretudo empresas tecnológicas e startups.

A atual conjuntura económica, onde os juros têm vindo a subir de forma brutal ao longo dos últimos meses, contribuiu igualmente para a queda do banco, uma vez que este detinha quantidades elevadas de capital em obrigações do tesouro de longo prazo, penalizadas pelos aumentos das yields.

Para termos ideia da dimensão da instituição, este era o 16.º maior banco dos EUA, que detinha ativos no valor de 209 mil milhões de dólares no final de 2022 e cerca de 175,4 mil milhões de dólares em depósitos.

Acompanhe as notícias e análises em tempo real pelos analistas da XTB.

Estamos perante um risco sistémico ou idiossincrático?

Até ao momento, não existem dados concretos de que a falência do banco possa ter um efeito de contágio para os restantes bancos. Recentemente, a Reserva Federal Americana e a secretária do tesouro dos EUA, Janet Yellen, decidiram encerrar as operações do Signature Bank para travar um possível contágio.

Contudo, é importante notar que há vários bancos com modelos de negócios semelhantes ao SVB que poderão estar expostos também às atuais circunstâncias e que reagiram logo ao anúncio de falência do banco, como por exemplo, o First Republic Bank ou o Western Alliance.

Saiba como proteger o seu portfólio através de uma cuidadosa gestão de risco.

Curiosamente, há instituições em situações financeiras muito mais vulneráveis do que o recém falido Silicon Valley Bank (SVB). Fonte: Bloomberg

Raíz do problema

Ora, recuando um pouco no tempo, de 2017 a 2022 o SVB registou um crescimento exponencial, com os depósitos do banco mais que a quadruplicaram, passando de 44 mil milhões para 189 mil milhões de euros. Ao longo dos últimos anos, o banco tem optado por uma estratégia de gestão de risco que passou por investir em obrigações do tesouro e hipotecárias que representavam mais de 50% dos ativos da instituição.

No entanto, o banco nos últimos anos começou a levantar algumas red flags, sendo que a atual conjuntura económica acabou por expor ainda mais essas fragilidades. A maior parte dos clientes do banco eram empresas, sobretudo startups tecnológicas, sendo que estas últimas tornaram-se mais expostas a potenciais riscos por via do aumento das taxas de juro, que teve um impacto direto e negativo nas valorizações das empresas, fazendo com que a entrada de VCs (“Venture Capital”, em português, capital de risco) diminuísse e que, em alguns casos, se afastassem. Tal acabou por provocar problemas de liquidez às empresas que, por sua vez, tiveram de recorrer aos depósitos que detinham no SVB.

Em conjunto com a (má) estratégia de gestão de risco do Silicon Valley Bank e com a corrida aos depósitos, o banco acabou por não resistir. Não é comum um banco ter uma exposição tão grande (mais de 50%) dos seus ativos alocado apenas a obrigações do tesouro (que ficaram vulneráveis com as subidas das taxas de juro), e quando o banco precisou de liquidar parte destes investimentos para ganhar liquidez acabou por incorrer em perdas avultadas que ditaram a falência do banco.

Aprenda a desenvolver o mindset certo em períodos de maior instabilidade.

E na Europa?

Na Europa, o setor da banca não conseguiu ficar indiferente, com todos os grandes bancos europeus a acabarem por registar violentas quedas (ver quadro abaixo). Para além disso, as preocupações com a situação financeira do Credit Suisse voltaram a aumentar depois dos Credit Default Swaps (CDS) terem atingido máximos históricos.

No entanto, os recentes acontecimentos poderão servir para os bancos centrais começarem a refletir sobre o impacto da subida das taxas de juro, em particular também na Europa, uma vez que o BCE deverá continuar a aumentar os juros de forma mais agressiva que os restantes bancos centrais, dado que também começou a subir os juros mais tarde.

Por outro lado, continuamos perante um cenário em que a inflação permanece elevada e longe de estar controlada, pelo que parar de subir os juros poderá comprometer o combate à inflação. Certamente que esta não será uma decisão fácil de tomar no lado dos decisores de política monetária

Reação dos bancos europeus às recentes notícias no dia 13/03/2023. Fonte: Bloomberg

 

Este material é uma comunicação de marketing na aceção do artigo 24.º, n.º 3, da Diretiva 2014/65 / UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de maio de 2014, sobre os mercados de instrumentos financeiros e que altera a Diretiva 2002/92 / CE e Diretiva 2011/61/ UE (MiFID II). A comunicação de marketing não é uma recomendação de investimento ou informação que recomenda ou sugere uma estratégia de investimento na aceção do Regulamento (UE) n.º 596/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de abril de 2014 sobre o abuso de mercado (regulamentação do abuso de mercado) e revogação da Diretiva 2003/6 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho e das Diretivas da Comissão 2003/124 / CE, 2003/125 / CE e 2004/72 / CE e do Regulamento Delegado da Comissão (UE ) 2016/958 de 9 de março de 2016 que completa o Regulamento (UE) n.º 596/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito às normas técnicas regulamentares para as disposições técnicas para a apresentação objetiva de recomendações de investimento, ou outras informações, recomendação ou sugestão de uma estratégia de investimento e para a divulgação de interesses particulares ou indicações de conflitos de interesse ou qualquer outro conselho, incluindo na área de consultoria de investimento, nos termos do Código dos Valores Mobiliários, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 486/99, de 13 de Novembro. A comunicação de marketing é elaborada com a máxima diligência, objetividade, apresenta os factos do conhecimento do autor na data da preparação e é desprovida de quaisquer elementos de avaliação. A comunicação de marketing é elaborada sem considerar as necessidades do cliente, a sua situação financeira individual e não apresenta qualquer estratégia de investimento de forma alguma. A comunicação de marketing não constitui uma oferta ou oferta de venda, subscrição, convite de compra, publicidade ou promoção de qualquer instrumento financeiro. A XTB, S.A. – Sucursal em Portugal não se responsabiliza por quaisquer ações ou omissões do cliente, em particular pela aquisição ou alienação de instrumentos financeiros. A XTB não aceitará a responsabilidade por qualquer perda ou dano, incluindo, sem limitação, qualquer perda que possa surgir direta ou indiretamente realizada com base nas informações contidas na presente comunicação comercial. Caso o comunicado de marketing contenha informações sobre quaisquer resultados relativos aos instrumentos financeiros nela indicados, estes não constituem qualquer garantia ou previsão de resultados futuros. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros, e qualquer pessoa que atue com base nesta informação fá-lo inteiramente por sua conta e risco.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a XTB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.