[weglot_switcher]

A mais grave desaceleração de sempre: Comércio global preocupa maior fundo de investimento do mundo

Embora a China tenha impulsionado o comércio global nas últimas décadas, esse estímulo está a enfraquecer, defende CEO do Norges Bank Investment Management.
1 Setembro 2017, 18h00

 

Yngve Slyngstad, diretor executivo do Norges Bank Investment Management, o maior fundo soberano do mundo, acredita que há todas as indicações de que o comércio global está a sofrer a mais grave desaceleração de sempre, e não é temporário.

“A questão que investidores estão a fazer a eles próprios é se as vitórias fáceis já foram alcançadas”, disse Slyngstad numa entrevista à Bloomberg. 

Slyngstad – que gere o fundo avaliado em 826 mil milhões de euros – disse que, embora a China tenha impulsionado o comércio global nas últimas décadas, esse impulso está a enfraquecer.

Tornou-se CEO do fundo em 2008, no pico da crise, e acredita que conseguiu que o Norges Bank Investment Management não fosse apanhado na turbulência económica por ter vendido e comprado ações. Mas ressalva que foi uma decisão de uma vez só e que não espera “atuar da mesma forma numa crise similar futura”.

“Existe também uma situação política que pode tornar esta situação mais desafiadora?”, questionou Slyngstad. “O tempo o dirá, mas há evidentemente um risco no horizonte”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.