[weglot_switcher]

A maravilha de ver florescer as camélias no Parque Terra Nostra

A partir de 26 de fevereiro, e durante um mês, pode apreciar o florescer das camélias no Parque Terra Nostra, em São Miguel, nas Furnas. Detido pela Bensaude Hotels Collection, o mais emblemático grupo hoteleiro açoriano adquire novas cores nesta época, sendo a altura ideal para visitar a coleção de camélias no seu esplendor.
24 Fevereiro 2022, 18h15

Como é habitual todos os anos, pelo final de fevereiro e no decorrer de março, as camélias em flor são o maior atrativo do Parque Terra Nostra, situado nas Furnas, na ilha de S. Miguel, Açores. Detido pela Bensaude Hotels Collection, o mais emblemático grupo hoteleiro açoriano, o Parque Terra Nostra adquire novas cores nesta época, sendo a altura ideal para visitar a coleção de camélias no seu esplendor.

Entre os dias 26 de fevereiro e 26 de março, aos sábados, vão decorrer visitas guiadas com a equipa do Parque Terra Nostra. As visitas decorrem entre as 15 e as 16 horas, é necessário inscrição prévia na receção do hotel, mediante email ou telefone e o pagamento antecipado de 15 euros por participante. Os lugares são limitados.

Já nos dias 13 e 20 de março estão programados dois workshops que serão conduzidos pela Engª Carina Costa. Com a duração de quatro horas, estes workshops contam com um momento teórico no Terra Nostra Garden Hotel e um momento prático no Parque Terra Nostra. Serão abordados temas relacionados com a história da cameleira, diferentes utilizações da planta, o seu cultivo em jardins, alguns dos problemas fitossanitários mais ocorrentes e formas de propagação mais utilizadas. As inscrições são válidas até 12 de março e o workshop tem um custo de 40 euros por pessoa.

Para continuar a envolver os visitantes com a experiência das camélias em flor, vai decorrer um passatempo no Instagram onde as pessoas são convidadas a tirar a sua melhor fotografia, partilhar na sua página de Instagram, identificar e seguir a @bensaudehotelcollection. As melhores fotografias podem habilitar-se a receber duas entradas no Parque Terra Nostra e dois cocktails de assinatura no Bar The Gardener. O prémio final é a oferta de uma noite de alojamento com pequeno-almoço no Terra Nostra Garden Hotel. O regulamento pode ser consultado na página de Instagram da Bensaude Hotels Collection 

A coleção de camélias do Parque Terra Nostra é conhecida pela sua beleza e exclusividade. Algumas das variedades de cameleiras existentes possuem mais de 100 anos e foram trazidas para o Parque pelo Marquês da Praia e Monforte, por volta de 1872.

A partir dos anos 90, o jardineiro chefe Fernando Costa decidiu apostar nesta coleção, uma vez que é uma planta que se adapta muito bem ao clima dos Açores e do Parque Terra Nostra, começando a introduzir espécies de diversas partes do mundo, nomeadamente, América do Norte, Holanda, Espanha, Portugal Continental e até mesmo dos Açores. Neste momento, existem mais de 800 cameleiras diferentes no Parque Terra Nostra.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.