A queda é ligeira. Défice público da zona euro fica em 2,5% do PIB

O défice das administrações públicas da zona euro ficou em 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, numa queda ligeira face aos 2,6% dos primeiros meses do ano, segundo o Eurostat. O gabinete oficial de estatísticas divulgou hoje o défice das administrações públicas, sazonalmente ajustado, tanto para o total dos 18 países da […]

O défice das administrações públicas da zona euro ficou em 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, numa queda ligeira face aos 2,6% dos primeiros meses do ano, segundo o Eurostat.

O gabinete oficial de estatísticas divulgou hoje o défice das administrações públicas, sazonalmente ajustado, tanto para o total dos 18 países da zona euro como para os 28 da União Europeia, já tendo em conta o novo sistema de contas europeu (SEC2010).

Na União Europeia também houve uma ligeira queda do défice público, de 3,1% do PIB no primeiro trimestre para 3,0% no final de junho.

Quanto a receitas e despesas, no segundo trimestre, as receitas na zona euro caíram um ponto percentual para 46% do PIB, enquanto a despesa também caiu para 49,1% do total da riqueza produzida.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

São Tomé/Eleições: Observadores da CPLP dizem que votação correu “acima das expetativas”

No total, onze partidos e movimentos, incluindo uma coligação, concorrem este domingo aos 55 lugares da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.

Bancos libaneses reabrem portas na segunda-feira só para serviços específicos

A decisão de reabrir, embora com limitações “a determinar por cada banco”, de acordo com a declaração da Associação Bancária, foi atribuída pela associação à “necessidade de garantir a continuidade dos serviços aos clientes” e de “assegurar os salários dos setores público e privado”.

Polícia usa gás lacrimogéneo para impedir manifestantes de chegar a embaixada do Irão em Paris

No sábado já tinha decorrido um outro protesto em Paris, na Place du Châtelet, que também contou com centenas de participantes.