[weglot_switcher]

“A situação é difícil”. Von der Leyen diz aos líderes europeus que pós-Brexit sem acordo é o cenário mais provável

“A probabilidade de não haver acordo é maior do que a de um acordo”, afirmou a presidente da Comissão Europeia na reunião de quinta-feira do Conselho Europeu. “Vamos ver se até domingo é possível um acordo”, acrescentou.
11 Dezembro 2020, 10h15

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, indicou esta sexta-feira, na última reunião de 2020 do Conselho Europeu, que o cenário mais provável para o pós-Brexit é a inexistência de um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido. “A situação é difícil. Os principais obstáculos permanecem”, terá dito a chefe do executivo comunitários aos líderes europeus.

Os chefes de governo dos 27 países que compõe a União Europeia (UE) estiveram reunidos na quinta-feira, o último encontro antes de se iniciar a presidência portuguesa da UE para o primeiro semestre de 2021. Na reunião, além de se debater o plano de recuperação da União Europeia para superar a crise da Covid-19, os líderes europeus abordaram as relações futuras do bloco comunitário com o Reino Unido no pó-Brexit. Segundo a Reuters, Ursula von der Leyen preparou os Estados-membros para o cenário mais provável, o no deal.

A presidente da Comissão Europeia explicou a situação em menos de dez minutos. “A probabilidade de não haver acordo é maior do que a de um acordo”, disse. “Vamos ver se até domingo é possível um acordo”, citou a agência britânica.

As afirmações de Ursula von der Leyen ocorrem após uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, Na quarta-feira à noite, Boris Johnson presidente da Comissão Europeia estiveram reunidos para debater a futura relação entre os dois blocos. Ao fim de 11 meses de negociações e a menos de três semanas do fim do período de transição ( 31 de dezembro) para o pós-Brexit, Bruxelas e Londres não chegaram a acordo.

Contudo, a reunião entre os dois líderes políticos não resultou num entendimento, após um jantar de três horas. “Concordámos que as nossas equipas de negociação deveriam reencontrar-se imediatamente de maneira a resolver as questões essenciais. Chegaremos a uma decisão até ao final do fim de semana”, referiu von der Leyen num comunicado após a reunião com Johnson.

Do lado britânico, o sentimento é que continua a existir um “um fosso muito grande” entre os dois blocos. A igualdade no acesso aos mercados, questões de governação e acordos para as pescas são so grandes temas que continuam a afastar Londres de Bruxelas. O Reino Unido dá até domingo para Bruxelas ceder em questões de concorrência e pescas. Caso contrário, resta não há acordo.

Não obstante, a UE e o Reino Unido dizem estar num derradeiro contra-relógio para chegar a acordo sobre as relações futuras. Mas sem um acordo até ao fim do ano, a partir de 1 de janeiro, os britânicos vão deixar de beneficiar do chamado período de transição, perdendo o acesso ao mercado único.

Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre os dois blocos serão regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e com a aplicação de vários controlos alfandegários e regulatórios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.