[weglot_switcher]

À terceira foi de vez. Emirados Árabes Unidos lança primeira missão a Marte

Esta é a terceira tentativa de fazer chegar a sonda Hope a Marte, sendo que na semana passada duas tentativas foram canceladas devido ao clima adverso.
20 Julho 2020, 12h24

A primeira missão histórica dos Emirados Árabes Unidos ao planeta Marte está em andamento, após uma bem-sucedida decolagem a partir do Japão, segundo a BBC.

“Estou muito feliz que as crianças nos Emirados acordem na manhã do dia 20 de julho, com um projeto âncora próprio, tendo uma nova realidade, tendo novas possibilidades, permitindo que contribuam ainda mais e criem um maior impacto no mundo “, garantiu Sarah Al Amiri à BBC News, líder científica de Hope, a sonda enviada num foguete H2-A.

Esta é a terceira tentativa de fazer chegar a sonda Hope a Marte, sendo que, na semana passada, duas tentativas foram canceladas devido ao clima adverso. A chegada de Hope, em fevereiro de 2021, deve coincidir com o 50º aniversário da formação dos Emirados Árabes Unidos.

Sarah Al Amiri comparou ainda o sucesso da decolagem de Hope com o momento em que o Apollo 11 pousou na lua há 51 anos, também a 20 de julho. “Foi uma âncora para toda uma geração que estimulou os que a assistiram a sonhar mais”, lembrou.

A nave dos Emirados Árabes Unidos é uma das três missões que vão a Marte este mês. Os EUA e a China estão na fase final de preparação. A equipa da missão americana, “Perseverança”, enviou os parabéns à Hope. “Mal posso esperar para acompanhá-la na jornada!”, pôde ler-se no Twitter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.