[weglot_switcher]

“A turma de 2022-2023 foi a mais heterogénea da nossa história”

A Católica Global School of Law afirma-se como Escola exportadora de ensino do Direito. Só no capítulo dos alunos, Tito Rendas, o diretor, revela que o número de estrangeiros cresceu para mais de 80% no conjunto dos três LL.M.
11 Março 2023, 11h00

O portefólio de Legum Magister ou LL.M. da Católica Global School of Law inclui três programas: LL.M. Law in a European and Global Context, LL.M. International Business Law e LL.M. Law in a Digital Economy. Os destinatários são profissionais da área do Direito em diferentes fases da carreira.

No primeiro ano realmente sem Covid-19, como está a evoluir a procura dos LL.M.?
A procura tem registado um crescimento assinalável a dois níveis. Primeiro, um crescimento no número de candidatos. A esta data, e por referência ao período homólogo do ano passado, recebemos aproximadamente o dobro das candidaturas aos nossos programas de LL.M. Mas também um crescimento da diversidade geográfica: da Alemanha à Malásia, da Bélgica ao Líbano, da Suíça ao Quénia, temos recebido candidaturas altamente qualificadas de todo o mundo.

Dos três programas, qual regista maior crescimento em termos da procura?
No ano passado, o LL.M. Law in a Digital Economy registou um crescimento exponencial. É o nosso programa mais recente e que teve o azar de enfrentar uma pandemia no ano inaugural. Três anos volvidos, é hoje um programa com uma procura consolidada e que foi classificado pela Eduniversal como um dos melhores programas de mestrado do mundo na área do Direito e Tecnologia. Este ano, o crescimento da procura tem sido uniforme entre os três programas.

De quantos países está a falar?
Temos recebido candidaturas dos quatro cantos do mundo. Estamos aproximadamente a meio do período de candidaturas e entrevistámos já alunos de 34 países diferentes. A turma de LL.M. de 2022-2023 foi a mais heterogénea da história da Católica Global School of Law, com alunos de 15 nacionalidades diferentes repartidas por quatro continentes. Para o próximo ano, contando apenas com os alunos que estão matriculados ao dia de hoje, esse número foi já superado.

O reforço da diversidade do nosso corpo de alunos é, aliás, um dos objetivos estratégicos que a direção atual assumiu para este triénio. Com vista à sua concretização, celebrámos recentemente uma parceria com a Google, que permitiu a criação das Google Inclusivity Scholarships – um programa de bolsas destinado a financiar o LL.M. de alunos de grupos tendencialmente sub-representados na Católica Global School of Law, não apenas no que respeita à origem geográfica, mas também à raça, identidade de género, religião, entre outros fatores.

Quantos estrangeiros registam no conjunto dos três LL.M? Qual o programa mais procurado por esses alunos?
Entre os três programas, temos, em 2022-2023, mais de 80% de alunos estrangeiros, o que representa um incremento muito significativo em relação ao ano letivo anterior, em que tivemos cerca de 50% de alunos de fora de Portugal. A distribuição desses alunos pelos diferentes programas é equilibrada, não havendo um programa que, nesse aspeto, se destaque em relação aos demais.

A Católica Global School of Law é assumidamente uma Escola exportadora nesta área de especialização que são os LL.M.?
Somos uma Escola assumidamente ‘exportadora’ em diferentes sentidos. No sentido de que recebemos alunos de todo o mundo, num total de mais de 50 países desde a fundação da Católica Global School of Law. No sentido de que exportamos alumni para diferentes sociedades de advogados e organizações com sede além-fronteiras. E ainda no sentido de que exportamos a investigação que por cá se produz, que tem sido publicada em algumas das mais reputadas revistas internacionais, assim como os nossos docentes residentes, muitos dos quais têm sido convidados a lecionar em várias instituições académicas espalhadas pelo mundo.

Que lugar ocupa a lusofonia nessa internacionalização?
Apesar de as nossas turmas serem consistentemente compostas por uma maioria de alunos estrangeiros, a eles juntam-se, todos os anos, alguns dos melhores licenciados em Direito do país. Aliás, uma das características dos nossos programas que os alunos portugueses mais elogiam é precisamente a composição diversa das turmas e a possibilidade que têm de contactar com culturas tão diferentes numa sala de aula em Lisboa. Para além disso, todos os anos atraímos alunos de outros países lusófonos, como Angola, Brasil e Moçambique.

Dos países de língua portuguesa qual o mais representado na vossa Escola?
De entre os países lusófonos, para além de Portugal, aquele que maior representação tem no nosso corpo de alumni é o Brasil.

Que motivos levam profissionais tão diferenciados a procurar um LL.M.?
Posso dar-lhe a minha perspectiva pessoal, já que eu próprio frequentei um dos programas de LL.M. da Católica Global School of Law (há mais anos do que gosto de reconhecer). Na altura, o que me motivou a candidatar-me foi a possibilidade de ter aulas com alguns dos mais reputados académicos do mundo nas respetivas áreas e de beneficiar de uma experiência em sala de aula diferenciada: uma experiência altamente interativa e que se distinguia da experiência proporcionada na generalidade das licenciaturas em Direito em Portugal. Nesse ano, tive o privilégio de ter aulas, em Lisboa, com professores de universidades como Harvard, Columbia, NYU e Oxford. Para um candidato estrangeiro, para além destes fatores e do prestígio de que a marca ‘Católica’ goza fora de portas, suponho que a possibilidade de passar um ano em Lisboa – uma das cidades mais trendy do mundo neste momento – seja um fator de atração adicional.

Todos os anos, a Escola introduz novidades nos programas. O que podem esperar os candidatos em 2023?
Um dos aspetos diferenciadores dos nossos programas e que o mercado mais tem destacado é a oferta em matéria de soft skills. Para além dos seminários que temos vindo a oferecer há vários anos, entre os quais Leadership, Negotiation e Strategic Decision-Making, contámos este ano com uma nova unidade em Data Science for Lawyers, que foi muito bem recebida pelos alunos. É uma aposta para manter e reforçar nos próximos anos. Da mesma maneira, reforçaremos a nossa oferta de formação de executivos, com novos programas a juntarem-se àqueles que estreámos este ano: o Advanced Certificate in Sports Law, em Lisboa, e a Academy in Food and Wine Law, no Porto.
À semelhança do que fazemos todos os anos, vamos também atualizar o nosso plano curricular com seminários sobre temas de ponta. Entre as novas unidades curriculares para 2023-2024, teremos The Law of the Metaverse, Platform Regulation e ESG and Corporate Sustainability.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.