[weglot_switcher]

Abril, águas mil: chuva e descida das temperaturas a partir desta quarta-feira

As temperaturas mínimas vão variar entre os 5 e os 10 graus celsius na generalidade do território, com exceção do Nordeste Transmontano e Beira Alta, e as máximas alternam entre 15 e 20 graus.
26 Abril 2017, 12h00

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir desta quarta-feira na região sul, estendendo-se depois até sábado ao norte e centro, adiantou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada, acrescentando que está também prevista uma descida das temperaturas. De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para os próximos dois dias há apenas possibilidade de chuva fraca na região sul, que depois irá estender-se gradualmente até sábado às restantes regiões do continente.

Maria João Frada adiantou que hoje e quinta-feira prevê-se nebulosidade em todo o território, que será mais carregada no baixo Alentejo e no Algarve, onde há possibilidade de chuva fraca. “Na sexta-feira é mais certo. Vai chover de forma mais persistente no Algarve e Alentejo devido a uma depressão a sul-sudoeste da Madeira, que já esteve sobre a região dos Açores e deslocou-se depois para a Madeira”, salientou.

Por causa da depressão, o IPMA emitiu aviso laranja para a Madeira, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas.

O aviso laranja vai estar em vigor até às 12h de hoje, passando depois a aviso amarelo até às 12h de quinta-feira. Devido às previsões de chuva pontualmente forte, sete das nove ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo. Segundo Maria João Frada, a depressão que assolou as ilhas vai deslocar-se gradualmente para a parte sul do continente, trazer uma massa de ar quente e instável, que vai dar precipitação na sexta-feira na região sul e irá estender-se depois à região centro e no sábado à região norte.

“No Nordeste Transmontano e na Beira Alta, as temperaturas poderão estar muito perto de zero graus e em locais abrigados poderá haver até formação de geada. Nos próximos dias vai haver pequenas alterações, mas sem grande significado”, explicou. As temperaturas mínimas vão variar entre os 5 e os 10 graus celsius na generalidade do território, com exceção do Nordeste Transmontano e Beira Alta, e as máximas alternam entre 15 e 20 graus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.