“Absurda e inaceitável”. Grécia não aceita proposta do Eurogrupo

O governo grego rejeitou hoje, em Bruxelas, uma primeira proposta de compromisso apresentada pelo Eurogrupo, com fonte governamental a considerá-la “absurda” e “inaceitável”, por implicar que a Grécia prolongue o atual programa de assistência financeira. A mesma fonte garantiu que, “nestas circunstâncias, não é possível chegar hoje a um acordo” entre Atenas e os seus […]

O governo grego rejeitou hoje, em Bruxelas, uma primeira proposta de compromisso apresentada pelo Eurogrupo, com fonte governamental a considerá-la “absurda” e “inaceitável”, por implicar que a Grécia prolongue o atual programa de assistência financeira.

A mesma fonte garantiu que, “nestas circunstâncias, não é possível chegar hoje a um acordo” entre Atenas e os seus parceiros europeus relativamente ao futuro da assistência financeira à Grécia.

De acordo com o “esboço” de declaração do Eurogrupo colocado em cima da mesa, e ao qual a Lusa teve acesso, o governo grego deveria comprometer-se em pedir a extensão do atual programa – que expira no final do mês -, conclui-lo com sucesso, e a flexibilidade a ser concedida às autoridades gregas seriam com base no atual programa, que o governo de Alexis Tsipras já disse não reconhecer mais.

OJE/Lusa

Recomendadas

FMI aprova 14,4 mil milhões para a Ucrânia, primeiro financiamento do género a um país em guerra

A decisão abre caminho ao desembolso imediato de uma tranche de 2,5 mil milhões de euros a Kiev, com a contrapartida da realização de reformas ambiciosas, sobretudo no sector de energia.

Rússia torna-se presidente do Conselho de Segurança da ONU

A última vez que a Rússia assumiu a presidência do Conselho foi a fevereiro de 2022, no mesmo mês em que invadiu a Ucrânia.

“Ainda estou vivo”. Papa Francisco sai do hospital e assegura missa da Páscoa

À saída da unidade hospitalar, o Sumo Pontífice ainda esteve alguns minutos à conversa com os fiéis e com a comunicação social.