Acabou a “febre” dos chips? Exportações de semicondutores “made in Taiwan” caem 18% em 2022

Quebra significativa no ano passado deveu-se à diminuição da procura por produtos tecnológicos. Autoridades de Taiwan não estão à espera de uma recuperação económica até ao segundo semestre deste ano.

As exportações de semicondutores caíram 18,3% no total do ano de 2022 em Taiwan, revela o “El Economista”. Este é o maior recuo de exportações de semicondutores em 14 anos.

No mês de dezembro do ano passado, as exportações deste tipo de componentes “made in Taiwan” mostraram a maior quebra desde 2009, com os envios para o estrangeiro a caírem 21,2% para 31,5 mil milhões de dólares (29,4 mil milhões de euros).

A publicação adianta que a quebra significativa se deveu à diminuição da procura por produtos tecnológicos e pelas celebrações do Novo Ano Lunar chinês.

O ministério das Finanças de Taiwan não está a espera de uma recuperação económica até ao segundo semestre do ano, motivada pela fraca procura, pela guerra na Ucrânia e a incerteza em torno da abertura chinesa após a pandemia de Covid-19. De acordo com o “El Economista”, o governo de Taiwan não acredita que as exportações recuperem terreno num futuro próximo.

Os principais fabricantes preveem que as exportações continuem com uma tendência decrescente, e que isso se reflita na produção de materiais. Outros dados revelam que em novembro e dezembro, os pedidos do exterior caíram mais de 23% face ao ano anterior.

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.
Comentários