Como aceder ao menu de segurança secreto do WhatsApp

Quer melhorar a segurança e a privacidade das mensagens que envia? Há uma nova funcionalidade, à qual poucos tiveram acesso, que encripta (definitivamente) as suas conversas, A ‘app’ está ainda a criar atualizações que prevêem o suporte de documementos Word, PowerPoint e Excel.

Nacho Doce/Reuters

A aplicação para comunicar através de mensagens, chamadas ou vídeos continua a procurar evoluir mas desta vez vai fazê-lo por fases. A segurança está em primeiro lugar, mas ainda não para todos os telemóveis.

“A empresa de Mark Zuckerberg já incorporou este novo menu «Segurança» na sua aplicação de mensagens instantâneas, mas ainda não se pode aceder a ele normalmente, apenas usando este truque”, escreve o jornal espanhol “Cinco Dias”.

De acordo com o diário de economia, aquilo que é mais importante destacar é que esta nova opção do WhatsApp dá-nos a possibilidade de verificar a segurança das conversas que têm os utilizadores e confirmar se tanto os chats de grupo como as conversações individuais estão a ser devidamente encriptadas.

O sistema de encriptação já havia sido criado pela empresa em abril do ano passado, garantindo que nem o WhatsApp nem autoridades governamentais conseguissem aceder ao conteúdo das mensagens enviadas pelos mais de mil milhões de utilizadores. A esta funcionalidade, o novo menu vem juntar a confirmação de que, efetivamente, ninguém é capaz de intervir nas conversas.

Contudo, há pré-requisitos que são necessários cumprir para ativar o mecanismo: fazer root [processo que permite obter acesso integral ao sistema e modificá-lo, personalizando ou desbloquear os recursos do sistema operativo] nos telemóveis Android, descarregar a app Terminal e, de seguida, introduzir os códigos su am start –n com.whatsapp/com.whatsapp.SettingsSecurity. Depois, o utilizador regressa ao menu «Definições» do WhatsApp, onde poderá encontrar o novo menu «Segurança». O processo fica completo quando fechar a app e voltar a abrir.

Como se não bastasse, a última versão do WhatsApp conta com determinadas funcionalidades  que acompanham a evolução das aplicações desenvolvidos para Android e iOS, entre as quais a introdução de GIFs animados e prevê-se a chegada do suporte para arquivos de texto (Word), apresentações PowerPoint e Excel.

 

 

Relacionadas

Ligam-lhe de um número desconhecido? Saiba como descobrir quem é

Quem nunca quis evitar uma chamada de publicidade que atire a primeira pedra.

Estes são os telemóveis nos quais o WhatsApp vai deixar de funcionar

O ano novo traz alterações tecnológicas: uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo vai deixar de poder ser utilizada nos telemóveis mais antigos.

Novo esquema fraudulento no WhatsApp: Não se deixe enganar

Conheça aqui alguns dos pormenores que a aplicação considera duvidosos e que dão o alerta ao utilizador de que está diante de um potencial esquema.
Recomendadas

Gás natural. Preços sobem 3,9% no mercado regulado a partir de amanhã

Esta subida é válida para os mais de 220 mil clientes no mercado regulado.

Investimentos financeiros: 10 dicas para começar

Gostava de começar a investir, mas não sabe como? Aqui estão 10 dicas sobre investimentos financeiros para entrar neste mundo.

Verão terminou, mas é preciso continuar a poupar água. Conheça alguns truques

O Verão terminou e trouxe um Outono mais chuvoso depois de meses de seca severa em praticamente todo o território nacional. Mesmo assim, é preciso continuar a poupar água para evitar danos maiores no futuro. Conheça alguns truques com a Selectra, empresa especializada na gestão de faturas domésticas: Pense duas vezes antes de lavar uma […]
Comentários