[weglot_switcher]

Joe Biden acusa Vladimir Putin de ser um “criminoso de guerra” (com áudio)

Biden, em declarações anteriores, nunca chegou a rotular as atrocidades documentadas na Ucrânia como “crimes de guerra”, preferindo citar investigações internacionais e norte-americanas “em andamento”.
  • Michael Reynolds/EPA via Lusa
16 Março 2022, 21h25

O presidente dos EUA, afirmou que o homólogo russo, Vladimir Putin, é um “criminoso de guerra”, enquanto conversava com jornalistas à saída de um evento na Casa Branca. Foi a mais dura condenação das ações de Putin por qualquer autoridade dos EUA desde que começou a guerra na Ucrânia há três semanas.

Biden, em declarações anteriores, nunca chegou a rotular as atrocidades documentadas na Ucrânia como “crimes de guerra”, preferindo citar investigações internacionais e norte-americanas “em andamento”. Esta quarta-feira, enquanto conversava com jornalistas durante um evento não relacionado com o conflito no leste europeu, o presidente norte-americano decidiu ir mais longe e disse “Acho que ele [Putin] é um criminoso de guerra”.

A mudança de posição governo dos EUA acontece após um discurso emocionado do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ao Congresso norte-americano, durante o qual foi exibido um vídeo onde é possível ver cidadãos ucranianos a sofrerem com a ofensiva militar russa. Zelensky pediu aos legisladores norte-americanos e a Biden “mais ajuda” para defender o seu país, voltando a pedir que seja implementada uma zona de exclusão aérea.

Biden, durante o seu discurso, respondeu, ao apresentar uma nova assistência militar norte-americana à Ucrânia — incluindo sistemas antiaéreos e antiblindagem, armas e drones – mas voltou a excluir a implementação de uma zona de exclusão aérea. Ainda assim, o presidente norte-americano reconheceu os “horrores” que têm acontecido no terreno.

“Vimos relatos de que as forças russas mantinham centenas de médicos e pacientes como reféns no maior hospital de Mariupol”, disse Biden. “São atrocidades. São um ultraje para o mundo. E o mundo está unido no apoio à Ucrânia e com a determinação de fazer Putin pagar um preço muito alto”.

Em resposta, um porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, caracterizou as declarações de Joe Biden como “inaceitáveis”, fazendo parte de uma “retórica imperdoável” de um líder de um país “cujas bombas” já “mataram milhões de pessoas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.