[weglot_switcher]

“Acolhemos de braços abertos integração da Ucrânia na UE”, garante António Costa

O primeiro-ministro português garantiu que continua empenhado em apoiar a resistência ucraniana, a ajuda na adesão à União Europeia e, ainda, a disponibilidade para participar ativamente no processo de reconstrução do país invadido.
21 Maio 2022, 12h24

António Costa voltou a reafirmar o compromisso português de apoio à decisão da Ucrânia integrar a União Europeia (UE). Durante a visita a Kiev, o primeiro-ministro de Portugal em conjunto com o presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, marcaram presença numa conferência de imprensa, onde que sublinharam os laços que unem os dois países.

“Foi com grande emoção que tive a oportunidade de ser hoje recebido pelo presidente Zelensky, um líder que inspira o mundo e nos dá um grande exemplo, motivação e coragem. Personalizando nele a notável resistência do povo ucraniano desta invasão ilegal”, começou por dizer António Costa.

O líder do governo português afirmou que, apesar da distância geográfica entre os dois países, “somos dois países muito próximos. A proximidade começa desde logo pela grande contribuição que a comunidade ucraniana tem dado em Portugal para o nosso desenvolvimento ao longo das ultimas decadas e estamos agradecidos”.

“Simbolicamente vim aqui no dia da Europa. Porque acolhemos de braços abertos a opção muito clara que a Ucrânia fez pela Europa. Aguardamos com grande expectativa o relatório que a Comissão Europeia irá apresentar sobre as perspetivas de integração da Ucrânia na UE”.

“Independentemente do que venha a acontecer, disponibilizamos ao presidente Zelensky e ao governo ucraniano todo o apoio técnico e a disponibilidade para a troca de experiências tendo em conta o nosso processo de adesão”, garantiu António Costa.

Questionado sobre o tipo de apoio dado por Portugal na fase de reconstrução da Ucrânia, António Costa elencou as limitações portuguesas, mas disponibilizou-se para, especificamente, reconstruir “escolas e jardins de infância, ou uma zona territorial, dado que é fundamental investir no futuro para garantir que as novas gerações ucranianas têm futuro na sua terra. Temos experiência acumulada no desenvolvimento do parque escolar, é uma experiência diferenciada nessa matéria”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.